Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 24 de abril de 2024

O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC) – INTRODUÇÃO

08/04/2021   .    Catecismo

A constituição apostólica Fifei Depositum deixa claro a pertinência que terá o CIC na Igreja. Nela o papa João Paulo II introduz o tema dizendo que a missão confiada pelo Senhor à Igreja em todos os tempos é “Guardar o depósito da fé” (FD). A ideia de elaboração de um novo CIC está conectada com a intenção e a finalidade do concílio vaticano II, que é pôr em evidência a missão apostólica e pastoral da Igreja, para levar os homens a procurar e acolher o amor de Cristo. Assim surgiu, em 1985, por ocasião do sínodo dos bispos, convocado por João Paulo II, no 20º aniversário do concílio, a ideia de elaboração de um novo CIC. A expectativa da sua contribuição para a renovação da vida eclesial era muito grande. Por isso, o papa em 1986 confia logo o trabalho a uma comissão de elaboração do mesmo.

A exigência para a publicação de um Catecismo é que “um catecismo deve apresentar, com fidelidade e de modo orgânico, o ensinamento da Sagrada Escritura, da Tradição viva na Igreja e do Magistério autêntico, bem como a herança espiritual dos Padres, dos Santos e das Santas da Igreja, para permitir conhecer melhor o mistério cristão e reavivar a fé do povo de Deus”, (FD). Sendo assim, este CIC tem em seu conteúdo coisas novas e velhas, porque a fé é sempre a mesma e, simultaneamente, fonte de luzes sempre novas. A ordem seguida pelo novo Catecismo é a mesma dos catecismos antigos. Ele está composto em 4 partes, muito bem articuladas entre si e exprimindo o conteúdo de modo novo, afim de responder às questões de nossa época.

Este CIC, aprovado pelo papa em 25 de junho de 1992, é uma exposição clara da fé da Igreja e da doutrina católica, iluminadas pela Sagrada Escritura, pela Tradição e pelo Magistério da Igreja. O papa o apresenta como “um instrumento válido e legítimo a serviço da comunhão eclesial e como uma norma segura para o ensinamento da fé” (FD). É dirigido à Igreja Católica e a todas as Igrejas particulares em paz e comunhão com a Sé apostólica de Roma. Enfim, “a todo o homem que nos pergunte a razão de nossa esperança e queira conhecer aquilo em que a Igreja Católica crê” (FD). O novo catecismo não pretende substituir os catecismos locais, mas ser um subsídio a estes.

REFERÊNCIAS

PAULO, João II. Constituição Apostólica Fidei Depósitum, para a publicação do Catecismo da Igreja Católica http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_constitutions/documents/hf_jp-ii_apc_19921011_fidei-depositum.html Acesso em 08/04/2021.

SIGLAS

CIC = Catecismo da Igreja Católica

FD = Constituição Apostolica Fidei Depositum (O depósito da Fé).

———–

Pe. José Antônio Ramos – Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Perdizes/MG.