Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de março de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Colloquium: Revista Científica do Seminário Maior Dom José André Coimbra

Compartilhe

 

 

ISSN 2965-1808

 

A “Colloquium: Revista Científica do Seminário Maior Dom José André Coimbra” é um periódico de divulgação digital do Seminário Maior Dom José André Coimbra (SMDJAC) da Diocese de Patos de Minas, que objetiva apresentar pesquisas em forma de artigos, resenhas e monografias para promover a discussão sobre estudos nas áreas de filosofia, teologia, ciências das religiões, cultura religiosa e educação.

Os editores acreditam ser necessário um conhecimento holístico e interdisciplinar, deste modo a revista busca divulgar gratuitamente (acesso aberto), a produção dos seminaristas e professores, além do público externo sob a forma de artigos científicos, entrevistas, resenhas, traduções e ensaios os resultados de pesquisas desenvolvidas, possibilitando discussão entre os especialistas de todas das diversas áreas do conhecimento.

A revista publica trabalhos em português, todavia manuscritos de outras línguas serão bem vindos, porém orienta-se enviar um e-mail antes ao corpo editorial.

A revista salienta que todas as opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A revista, ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Colloquium, não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

 

Fluxo

A Colloquium é uma publicação que recebe artigos para análise e publicação em regime de fluxo contínuo com publicação de um volume anual contendo um número variável de textos.

Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente pelo link: https://forms.gle/D2b8B1eQFQG5J7oD7, seguindo as etapas do sistema.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da Revista, sendo posteriormente submetidos à avaliação por pareceristas.

A aceitação final dos artigos depende dos seguintes critérios: recomendação dos pareceristas internos ou externos; efetivação das correções necessários pelo(s) autores(es). O parecer da Comissão Editorial será umas opções a seguir: (a) aceitar; (b) correções obrigatórias; (c) submeter novamente para avaliação; (d) enviar para outra revista; (e) rejeitar.

 

Escopo

A Colloquium publica artigos em português completos, artigos de revisão, relatos de caso e resumos completos de pesquisas nas áreas da teologia, filosofia, ciências da religião e educação. O periódico também publica ensaios, traduções, resenhas de livros, teses e dissertações de autoria de discente, docentes e pesquisadores de qualquer instituição do país nas áreas acima citadas.

 

Processo de revisão e avaliação por pares

A primeira etapa de avaliação é uma análise do manuscrito pelos softwares Copy Spider® e/ou Plagius®. Os resultados são avaliados pelos editores e, caso o manuscrito possua qualquer indício de plágio, o mesmo é recusado imediatamente ou enviado para revisão dos autores. Além da conferência das normas de citação, referencias, etc. Caso o artigo não venha formatado conforme solicitado, o mesmo será devolvido para revisão dos autores.

A Colloquium realiza o processo de revisão por pares, no mecanismo duplo cego (nem o revisor, nem o autor sabe a identidade um do outro). Nesse processo, o manuscrito submetido é editado para retirada de qualquer identificação dos autores e enviado a um revisor da área que realizará a análise do mesmo e enviará seu parecer ao editor do periódico.

A revista conta com a colaboração de avaliadores externos. Não há um prazo pré-determinado para resposta aos autores, porém o periódico se compromete a realizar esse processo no menor tempo possível, e está sempre disponível para esclarecimentos através do e-mail de contato.

Cabe ressaltar que a revista não cobra taxas de submissão, e conta com um número reduzido de colaboradores, deste modo o prazo de resposta é de até 60 dias.

 

Periodicidade

A Colloquium é uma publicação que recebe artigos para análise e publicação em regime de fluxo contínuo com publicação em um volume anual.

 

Taxas e Prazos

A revista não cobra valores publicação, porém não há prazo definido de retorno.

 

Editor Chefe

Prof. Esp. Pe. Robson Caixeta Silva (Lattes)

 

Expediente

Editores responsáveis

Prof. Esp. Pe. Robson Caixeta Silva

Esp. Iram Alves Martins Junior

Dr. Saulo Gonçalves Pereira

 

Conselho Editorial

Dom Frei Cláudio Nori Sturm, OFMCap – SMDJAC

Prof. Dr. Carlos Roberto da Silva – SMDJAC e UNIPAM

Prof. Dr. Pe. Arthur Francisco Juliatti dos Santos – Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória

Prof. Dr. Pe. Nilson André Fernandes – SMDJAC

Prof. Dr. Saulo Gonçalves Pereira – SMDJAC e FPM

Prof. M. Sc. Pe. Antônio Alves de Sousa – SMDJAC

Prof. M. Sc. Pe. Antônio Carlos Paiva – SMDJAC

Prof. M. Sc. Pe. Edgar Gonçalves Caixeta – SMDJAC

Prof. M. Sc. Pe. Edmar José da Silva – Faculdade Dom Luciano Mendes

Prof. M. Sc. Pe. Leonildo Eustáquio da Silva – SMDJAC

Prof. M. Sc. Pe. Marcelo Ribeiro – SMDJAC e FPM

Prof. M. Sc. Pe. Sizenando Roberto de Oliveira – SMDJAC

Prof. M. Sc. Francisco Sérgio Gomes. – SMDJAC

Prof. M. Sc. Diác. Robson Adriano F. D. Silva. – Faculdade Dom Luciano Mendes

Profª. M. Sc. Luciana Cecília Morato Profª. – Universidade de Coimbra e SMDJAC

Esp. Mariana Alves Silva Gomes Prof. – SMDJAC

Esp. Charles Arvelos Rocha – SMDJAC

Prof. Esp. Pe. Robson Caixeta Silva – UFG e SMDJAC

 

Editor Coorporativo

Seminário Maior Dom José André Coimbra

Endereço: Rua Virgilino Cunha, 700 – Cx. P. 16

CEP: 38705-144 Patos de Minas – MG

© Todos os direitos reservados

 

Contato

Fone: (34) 3822-7658

e-mail: colloquiumrevista@gmail.com

 

Diretrizes Para Autores

Para o passo a passo de publicação acessar o PDF – DIRETRIZES E NORMAS PARA AUTORES NOS ANEXOS DESTA PÁGINA.

Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente pelo link: https://forms.gle/D2b8B1eQFQG5J7oD7

O texto deve estar editorado da seguinte forma:

A extensão do texto deve ter até 30 páginas ou 80.000 caracteres (conforme a tipologia do texto), digitados em folha tamanho A4, justificado, com espaçamento 1,5 cm e em fonte do tipo Arial tamanho 12 (modelo em anexo); margens superior e esquerda 3 cm; e inferior e direita 2 cm.

O título do artigo deverá aparecer na primeira página do texto, seguido de sua versão em inglês (ou a segunda língua escolhida).

Os títulos devem conter, no máximo, 20 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções, etc., e subtítulos devem ser concisos. Deve estar centralizado, em letras maiúsculas e em negrito.

O nome dos autores deve vir após o título em inglês centralizado e em seguida a filiação, mini curriculum e o e-mail dos autores. Em seguida deve obrigatoriamente acompanhar um resumo de 250 a 500 palavras em português e sua versão em inglês (Abstract) ou espanhol (Resumen – opcional). Espaçamento simples – o resumo deve resumir o texto e ser conciso, apresentando os objetivos, métodos e conclusões.

O final dos resumos devem ser indicadas, no mínimo, três palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto, respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e suas versões em inglês (keywords).

As citações e referências devem seguir as normas da ABNT (autor data ou numérico), desde que o artigo esteja padronizado em apenas uma dessas normas. (ABNT NBR 6023/2018, Informação e documentação – Referências – Elaboração e ABNT NBR 10520/2022, Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação) – https://usp.br/sddarquivos/aulasmetodologia/abnt6023.pdf e https://www.normasabnt.org/nbr-10520/

As citações diretas de até três linhas incorporadas ao texto entre aspas; as citações diretas a partir de quatro linhas com recuo de 4 cm, fonte 11, separadas do parágrafo anterior e posterior com um “enter”, espaçamento entrelinhas simples.

As referências devem obrigatoriamente vir no final do texto, em ordem alfabética, separando bibliografia e demais fontes utilizadas na construção do manuscrito. Usar paginação no canto superior direito da página.

Os artigos submetidos à Colloquium devem respeitar as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing) publicadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), o Diretório de Revistas de Acesso Aberto (DOAJ) e a Associação de Editores Escolares de Acesso Aberto (OASPA).

A Colloquium reserva-se o direito de realizar, caso necessário, pontuais alterações na formatação, gramática e ortografia dos artigos selecionados para publicação. Declaração de Direito Autoral As informações e opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade, não sendo o periódico complacente de sua livre opinião exposta.

A Colloquium tem a política de acesso totalmente aberto.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, e permite às bibliotecas coletar, preservar e fornecer a seus leitores acesso ao material publicado na Web com o objetivo da preservação digital através dos sistemas PKP Preservation Network, LOCKSS e CLOCKSS.

A Colloquium está sob a licença CC BY-SA 4.0.

 

 

 

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184