Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 26 de abril de 2024

Aula 61 – 4ª Parte, 2ª seção – A Oração do Senhor – Pai Nosso! Art. 3, os sete pedidos – pedido I, II e III

15/06/2022   .    Catecismo

Os sete pedidos do Pai nosso podem ser subdivididos em dois grupos. Os três primeiros, que são teologais, e os quatro últimos, que são caminhos para Deus. Estes apresentam a Deus nossa miséria, enquanto aqueles nos levam a glorificar a Deus.

O primeiro pedido é este: ‘Santificado seja o vosso nome’. Primeiramente, ele tem um sentido estimativo: o nome de Deus merece toda adoração e reconhecimento. Depois, esse pedido tem também um sentido optativo: devemos optar por santificar o nome de Deus. Sabemos que o Nome de Deus é santo; foi sendo revelado aos poucos na história da salvação até ser revelado plenamente em Jesus Cristo. Deus é Santo e, por isso, é Ele que santifica, mas em nós, o seu Nome pode ser levado a todos, os quais podem santifica-lo, dando-lhe a devida estiva e adoração.

No segundo pedido rezamos: ‘venha a nós o vosso Reino’. O termo ‘Basileia’, do grego, pode ser traduzido por ‘realeza’, que é um nome abstrato e ‘reino’, que é um nome concreto ou ‘reinado’, que é um nome que indica ação. Em Jesus, que também significa o ‘Reino’, Deus se aproxima de nós. Na oração do Pai Nosso, pedimos o retorno de Jesus com seu Reino, que é um Reino de justiça, paz e alegria. O Progresso humano cresce lado a lado do Reino, não se confundindo com ele; são distintos, mas não separados.

O terceiro pedido é este: ‘Seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu’. Não há dúvidas de que a vontade de Deus é salvar a todas as pessoas e mostrar-lhes a verdade. Em Cristo, Deus nos deu a conhecer o mistério de sua vontade e n’Ele ela foi realizada (cf. Ef 1,9-11). Por isso, devemos unir a nossa vontade à de Jesus. E a vontade de Deus é descoberta na oração, a qual fortalece o orante a perseverar no cumprimento da sua vontade. Ele ouve quem cumpre a sua vontade. Por isso, assumindo a vontade de Deus em sua vida o cristão persevera na obediência a Ele e perseverando até o fim será recompensado com a vida eterna.

Pe. José Antônio Ramos

Paróquia Santa Cruz de Guarda dos Ferreiros/MG