Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 20 de abril de 2024

Estudo do Catecismo: 2ª Seção – Profissão de fé

29/05/2021   .    Catecismo

Capítulo I – Creio em Deus Pai todo Poderoso, criador do Céu e da terra.

Parágrafo 3 – O todo Poderoso

Nosso Deus é Todo Poderoso. Esse é o único atributo divino mencionado no Símbolo. Se cremos na onipotência de Deus, fica mais fácil crer em todas as outras verdades do Credo. A onipotência divina é expressa no seu domínio sobre a criação e na salvação do universo e da humanidade.

Porque Deus é Todo Poderoso, Ele pode fazer o que quer, pois toda obra criada é submissa a Ele.  A onipotência de Deus é universal, pois ele criou tudo e tudo é d’Ele. No número 269 do Catecismo lemos que nas Sagradas Escrituras esse atributo de Deus é mencionado frequentemente: Ele é ‘O Poderoso de Jacó, o Senhor dos Exército, o Valente, o Forte e que nada lhe é impossível’ (CIC n.269). Porque ele é o Senhor do Céu e da Terra, sua vontade sempre é realizada.

Deus Todo Poderoso é o mesmo Deus Pai, que cuida de seus filhos. Sua benevolência e complacência se revela pela compaixão para com o ser humano pecador. Em Jesus Ele nos adotou como filhos, sendo infinitamente misericordioso para com a humanidade pecadora. A onipotência divina não é exercida de forma arbitrária: O Deus todo Poderoso é o mesmo Deus Pai, Bom, Justo e Fiel.

Um questionamento à onipotência de Deus poderia surgir quando olhamos para o mal e o sofrimento. É comum ouvirmos a pergunta: Se Deus pode tudo, porque existe o mal e o sofrimento? Porque Deus parece impotente diante de tantas catástrofes e tragédias do mundo? Pensemos, por exemplo nas catástrofes de terremotos, deslizamento de barragens (Brumadinho, Mariana) etc. A resposta é que a onipotência divina é misteriosa, pois revela-se na fraqueza ao entregar o seu Filho como Cordeiro Imolado. Na cruz Deus mostrou seu poder não pela força, mas pela aparente fraqueza que culmina na sua ressurreição e vitória sobre o mal.

Em suma, Deus Todo Poderoso governa o mundo e realiza sempre sua vontade. Ele mostra seu poder, principalmente no mistério do rebaixamento em seu Filho Jesus Cristo, no qual nos adota como filhos. Somente pela fé é possível aderir a Deus Todo Poderoso que se revela de forma misteriosa na cruz. Acreditemos sempre no poder de Deus pois ‘para Deus nada é impossível’ (Lc 1,37).

Pe. José Antônio Ramos

Pároco da Paróquia Santa Cruz de Guarda dos Ferreiros/MG