Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de abril de 2024

Estudo do Catecismo da Igreja Católica: 1ª Parte – A Profissão de fé

23/04/2021   .    Catecismo

1ª Seção – “eu creio”. Nós cremos

Deus criou o homem para a felicidade e enviou seu filho para o salvar dos pecados.

Capítulo I – O homem é capaz de Deus

És grande, Senhor, e digno de todo o louvor […]. Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti» ( S. Agostinho ).

Pela fé todos podem ser salvos. Assim, os cristãos professam sua fé no seio da Igreja. Fé significa a resposta do homem a Deus que se revela e se doa a ele. É uma luz superabundante que o faz buscar o sentido último de sua vida: Deus.

Uma vez que foi criado por Deus, o desejo de Deus está inscrito no coração do homem e só em Deus ele pode encontrar a verdade e a felicidade plena. Em sua essência todo homem procura Deus e, por isso, pode ser chamado de ser religioso. Mas, se mesmo assim o homem esquecer, ignorar, ou até rejeitar sua união íntima e vital com Deus, Este, em seu infinito e bondoso amor, chama o homem constantemente a si e espera uma resposta dele.

Ao procurar a Deus o homem descobre, pela razão certas vias para o seu conhecimento. São elas: o mundo material e o próprio homem, enquanto ser criado à imagem e semelhança de Deus. “O mundo e o homem atestam que não tem em si mesmos nem seu princípio primeiro, nem seu fim último, mas que participam do ser em si, que é sua origem e seu fim”.

No entanto, pelas suas fraquezas, o homem é frequentemente privado desse conhecimento de Deus por meio da razão. Por isso, é necessário que Deus ilumine a razão humana, para que ele acredite também pela via da Fé. Porque Deus é mistério, é Ele que se deixa ser conhecido pelo homem e não o contrário.

Porque é possível conhecer Deus por meio da razão e da fé é que se pode falar de Deus aos crentes e não-crentes. Com certeza nossa linguagem é limitada para se falar de Deus em razão da nossa limitação. Assim, para falar de Deus, deve-se ter o cuidado de que não o reduza a conceitos humanos.

Pe. José Antônio Ramos – Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Perdizes/MG.