Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 27 de julho de 2024

AULA 28 – 1ª Parte, 2ª Seção, Capítulo III, Artigo 12 – Creio na vida eterna (n. 1020-1065)

22/10/2021   .    Catecismo

‘Creio na vida eterna’ é o último artigo do credo. Entrar na vida eterna é o que espera todo cristão. Por isso, para os cristãos a morte não é o fim, mas uma caminhada ao encontro com Jesus e à entrada na vida eterna. Toda a vida na Igreja, com a participação nos sacramentos, tem o objetivo de preparar o cristão para a hora da morte.

Mas o que acontece com o cristão após a morte? Como será sua entrada no céu? Para entrar nessa vida todo homem deverá ser julgado. A Igreja ensina que logo após a morte todos passam por um juízo particular e serão julgados por suas obras realizadas enquanto estavam vivos. Quem tiver vivido conforme os mandamentos de Jesus Cristo terá como prêmio o céu e quem o tiver rejeitado irá para o inferno.

O céu é para os que morreram na graça e amizade com Deus. É o fim último do ser humano. Participar do céu é viver com Cristo, vida esta que já começa na terra, com a comunhão com Ele pelos sacramentos. Jesus abriu as portas do céu para todos os que livremente quiserem se beneficiar desta graça, conquistada pela sua redenção. Mesmo sendo impossível para a compreensão humana entender essa realidade, pela fé sabemos que a visão beatífica de Deus é o maior bem que o ser humano pode ter.

O purgatório é o estado em que permanece por um tempo aqueles que precisam de purificação para ir pro céu. Quem já está no purgatório não vai pro inferno. Aquele não é um castigo, mas uma oportunidade concedida pela misericórdia de Deus. Quem está no purgatório está apenas se purificando para entrar no céu.

O inferno é a auto exclusão definitiva da comunhão com Deus. A misericórdia de Deus é infinita, mas para os que livremente e reiteradamente rejeitam a Deus só lhes resta o inferno. Junto de Deus só fica quem ama a Deus e o próximo. Deus não predestina ninguém à salvação ou à condenação; é a pessoa que livremente escolhe auto excluir da comunhão com Ele.

No dia do Juízo final Jesus julgará vivos e mortos. Toda a verdade será revelada: quem tiver feito o bem vai para junto de Deus; quem tiver feito o mal vai pro inferno. Temos que estar sempre preparados, pois não sabemos o dia e nem a hora. A esperança cristã é a de que Deus restaurará tudo e todos – o universo inteiro – por meio de seu Filho Jesus Cristo.

Por fim o credo termina com o ‘Amém’, que é dito no fim da maioria das orações cristãs. Essa palavra no hebraico vem da raiz ‘crer’. Assim, ao dizer amém confirmamos que cremos em todas as verdades rezadas no credo.

Pe. José Antônio Ramos

Paróquia Santa Cruz de Guarda dos Ferreiros/MG