Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 26 de abril de 2024

AULA: 23 – 1ª Parte, 2ª Seção, Capítulo III, Artigo 9 – Parágrafo 2: A Igreja povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo

18/09/2021   .    Catecismo

A Igreja, povo de Deus, são todos os que estão unidos a Jesus pelo Espírito. Deus escolheu um povo no Antigo Testamento –  o povo de Israel. Com a vinda de Jesus todos são chamados fazer parte deste povo consagrado. Este é um povo especial, mas não é privilégio de alguns ser deste povo, pois Jesus chama todos à comunhão com Ele.

As características deste povo são estas: pertence a Deus; tem Jesus por cabeça e chefe; sua condição é a de filhos de Deus; sua lei é o amor; sua missão é ser sal da terra e luz do mundo; sua meta é o reino de Deus. Na Igreja, todos os seus membros, por “nascer do alto” e fazer parte do “povo de Deus”, são acolhidos com a dignidade das três funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Sendo assim, a missão de Jesus se torna a nossa missão.

A Igreja é então comunhão com Jesus Cristo. Ele é Cabeça e a Igreja é seu corpo. A noção de Igreja como Corpo de Cristo leva-nos a compreender que a união dos seus membros com Cristo é muito íntima. Apesar disso, essa união será realizada plenamente somente na gloria celeste, quando ela (a Igreja) – esposa – se unirá a Jesus – seu esposo. Esta união de Cristo-cabeça com a Igreja-corpo é um mistério: mesmo sendo duas individualidades formam o Cristo total. Não teria sentido a Igreja existir sem o Cristo. Unido à Igreja Ele realiza sua missão de ser o redentor e o esposo da Igreja, sua esposa.

O Espírito Santo é para Igreja o que a alma é para o corpo. A Igreja é assim templo do Espírito Santo. É Ele que faz a unidade de Cristo com a Igreja e a unidade dos membros entre si. É o princípio de toda ação vital e salutar nos membros e concede as graças e carismas necessários para o bem dos homens e o bem do mundo.  O Espírito Santo, do qual a Igreja é templo, a anima para que ela possa realizar sua missão utilizando bem todos os seus carismas.

O povo de Deus é então os filhos de Deus, constituídos assim pelo batismo, e que se tornam sacerdotes, profetas e reis. Unidos a Jesus pela Igreja que é o seu Corpo os cristãos são chamados a ser ‘Cristo’ no mundo. O Espírito Santo anima e guia a Igreja, unindo-a a Cristo-Cabeça e unindo os membros entre si.

Pe. José Antônio Ramos

Paróquia Santa Cruz de Guarda dos Ferreiros/MG