Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 23 de abril de 2024

10/06/2021   .    Artigos de Formação

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro/RJ

O mês de junho é um mês especial para a Igreja, primeiro por celebrarmos quatro grandes santos da Igreja Católica, que são eles: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja. E, também, é o mês do Sagrado Coração de Jesus, uma data móvel e que ocorre sempre na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi – esse ano, ocorre no dia 11 de junho.

Como é tradição em nossa Arquidiocese, sempre um dia antes da data, ou seja, esse ano no dia 10 de junho, fazemos a Jornada de Oração pela Santificação dos Sacerdotes com o presbitério de nossa arquidiocese. Na  véspera da solenidade do Sagrado Coração de Jesus os sacerdotes rezam e refletem sobre o caminho da santidade. O povo de Deus, no dia mesmo do Sagrado Coração, unido à toda a Igreja entrega ao Senhor todos os sacerdotes, para que sejam santos segundo o seu Coração. Entregamos a Jesus de igual modo todas as nossas necessidades.

Esse ano, somos estimulados pelo Papa Francisco a contemplarmos a vida e virtudes de São José, a fim de agirmos com o coração de Pai, principalmente, diante do cenário que estamos vivendo há dois anos por causa da pandemia do novo coronavírus. E o sacerdote deve ter esse coração de Pai no trato com o povo de Deus. O sacerdote deve trazer dentro de si a solidariedade e realizar o seu mandato: “dai-lhes vós mesmos de comer” (Mc 6,37).

Nesse dia, queremos bendizer o sacerdócio de Cristo no coração de cada sacerdote e pedir que o mesmo Espírito Santo que ungiu cada sacerdote no dia de sua ordenação, seja renovado agora em cada um. Para que sempre possa trazer dentro de si, a alegria e a força que o Espírito proporciona.

Toda primeira sexta-feira de cada mês, celebramos a Missa Votiva do Sagrado Coração de Jesus, sempre com o grupo do Apostolado da Oração reunindo-se diante do Santíssimo Sacramento e rezando pela Igreja, pelo Papa, pelo Bispo Diocesano, pelos Bispos auxiliares e eméritos e pelos Padres, além das intenções particulares de cada um e ainda rezamos na intenção proposta pelo Santo Padre.

Toda primeira sexta-feira de cada mês é um dia dedicado à oração ao Sagrado Coração de Jesus, ou pelo menos uma parte do dia e, em seguida, se celebra a Santa Missa, para colocar todas essas intenções no altar do Senhor.

O Papa São João Paulo II dedicou a solenidade do Coração de Jesus para ser a Jornada de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. O povo de Deus é chamado a rezar pelos seus padres. Os padres se sustentam em seu ministério por meio da oração do povo de Deus. Uma comunidade que reza ajuda o seu padre a rezar. E o padre vendo que sua comunidade reza, vê que seu trabalho está produzindo fruto.

Por isso, nesse ano, no dia 10 de junho, todo o clero se reunirá para o encontro arquidiocesano no dia de santificação dos sacerdotes. Teremos uma conferência e, após a essa conferência, teremos a Hora Santa e a Benção do Santíssimo Sacramento. Esse é um momento do próprio sacerdote ter o seu encontro com Jesus e pedir que busque viver a cada dia a santidade. No dia seguinte, a Solenidade do Coração de Jesus, é povo que reza pelos padres pedindo pela santificação de todos.

Instituído pelo Papa São João Paulo II, em 1995, a iniciativa nos sugere e motiva a rezarmos de forma especial neste dia por aqueles que foram chamados ao ministério ordenado. Nesse dia 11 de junho, somos convidados a tirar um tempo do nosso dia e rezar por todos os sacerdotes, seja um terço, uma Ave Maria, e poderemos acompanhar as missas pela televisão, internet e rádio, caso não possamos ir à igreja fisicamente.

Queremos pedir uma vez mais ao Sagrado Coração de Jesus que passe logo essa pandemia para que possamos estar com nossas Igrejas cheias, ao lado de nossos padres, rezando e agradecendo a Deus. Agradecendo a Deus por tantos sacerdotes que, mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus, não medem esforços para atender aos seus fiéis, dando-lhes atenção e carinho necessários. Rezar por aqueles que contraíram o coronavírus e, infelizmente, partiram para a casa do Pai e aqueles que contraíram, mas se recuperaram.

Que neste dia do Sagrado Coração de Jesus possamos agradecer a todos os Padres que dão o seu “Sim” a Deus diariamente e com alegria servem à Igreja e ao povo de Deus. E que nunca faltem sacerdotes santos para servirem ao povo de Deus. Que o coração de cada sacerdote possa “arder de amor” como o “Coração de Jesus”. Que o coração de cada sacerdote possa “arder” pela missão, ou seja, pela vontade de anunciar o Reino de Deus.

Portanto, neste dia do Sagrado Coração de Jesus, elevemos uma prece especial por todos os sacerdotes, para que sejam santos em seus atos e ações, que nunca falte no coração deles o amor a Jesus e à Igreja. Sempre possa arder no coração deles o chamado de quando aderiram à vocação e esse chamado possa se renovar a cada dia.

Que todos os dias o sacerdote possa dizer o “Sim” a Deus e à Igreja, mesmo em meio às dificuldades, como no tempo em que vivemos atualmente. Que nunca nos falte a esperança, sobretudo no coração do padre, que é o homem da esperança. Rezemos nesse dia de igual modo pelo Papa Francisco e por nosso arcebispo e seus bispos auxiliares.

Rezemos, ainda, para que nunca faltem padres em nossas paróquias e comunidades, que possamos ter sempre em nossa paróquia aquele que consagra diariamente a Eucaristia para a comunidade e leva a Eucaristia até os enfermos. Neste ano, rezemos em especial nessa intenção, que sempre tenhamos sacerdotes disponíveis para servir com amor o povo de Deus.

Por fim, rezemos ainda ao Sagrado Coração de Jesus por cada um de nós, para que nunca nos falte a fé e a esperança em dias melhores e que, sobretudo, possamos vencer a pandemia da Covid-19.