Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 18 de abril de 2024

Um novo Tempo, uma nova chance

23/11/2021   .    Artigos de Formação

Meus queridos internautas, a nossa comunidade católica tem como de costume oferecer a todos os fiéis a oportunidade de refletir sobre o Natal do Senhor. É um tempo de PREPARAÇÃO.

Quando recebemos a notícia de que alguém especial virá em nossa casa, então é hora de varrer a casa, passar um pano úmido nos móveis e perfumar o ambiente para que o nosso hóspede se sinta feliz. Se ele vai pernoitar, a cama deve estar arrumada, com lençóis novos e alvejados.

De forma semelhante vamos nos preparar para receber Jesus. Serão quatro semanas. Temos um tempo demasiado longo para realizar esta tarefa. O modo de como devemos preparar vai depender de nosso carinho, amizade e amor que temos em relação ao Aniversariante.

A primeira vela da coroa do Advento significa o perdão a Adão e Eva. Cristo desceu a Mansão dos mortos para dar-lhes o perdão.

Vamos também nos esforçarmos para retornar o nosso olhar a Cristo. Ele nos convida a converter, a mudar o nosso modo de pensar e de agir, a fim de que quando Ele chegar o nosso coração vai estar mais puro e pleno de paz.

Lembre-se, meus irmãos quais são os pontos falhos de sua caminha espiritual. Tenho sido um cristão autêntico? Seja justo com as pessoas e procure redimensionar a sua vida, tendo como fonte a Palavra de Deus. “O senhor é a nossa justiça!” (Jr 33, 16).

Nem sempre somos capazes de sermos justos aos olhos de Deus. Por isso devemos buscar a sua justiça para entrarmos ou fazermos parte do reinado de Cristo. Ele é quem deseja reinar em nós.

Rezemos assim:

Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

– Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!

– Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança (Sl 24).

Agora que elevamos o nosso coração a Deus é hora de pensarmos em nossas atitudes e tomarmos as devidas precauções e sermos gratos a Deus. Deixe de lado todo excesso de comida, bebidas que possam desviar do caminho de Deus. O equilíbrio é fundamental.

As vãs preocupações do mundo são obstáculos que impedem o nosso ingresso no reino celestial. Por isso é necessário vigiar sempre. Ore com fé, mas procure praticar a caridade e a justiça. Tenha consigo uma boa medida de amor, respeito e atenção em relação aos irmãos e irmãs, mesmo que estes são parecidos com os espinhos.

O Apóstolo Paulo exorta a todos a ter uma boa medida de amor. É preciso também desenvolver a arte de ser puro de coração. A santidade também é uma outra missão importante na vida de todos os cristãos (cf. 1 Ts 3, 12s). Lembre-se que Deus pediu que todos sejamos santos e misericordiosos (Lv 20, 7. 11, 45; 1 Pr 1, 16). A santidade não é opcional. Ela faz parte de nossa vida.

A vela vermelha que se acende no Primeiro domingo de Advento quer significar a conversão. É preciso renovar-se sempre para permanecermos os mesmos, com nossas lutas, mantendo viva a nossa identidade de filhos de Deus. Deixe de lado o pecado e todo o tipo de mal. Não se entregue ao comodismo. Tenha fé e disposição, mas se sentir frágil peça a Deus o dom da Fortaleza.

Desejo a você que tenha uma preparação para o Natal do Senhor capaz de inundar a sua alma e o seu coração da paz e da alegria que vem de Deus. Amém.

Pe. Gualter Pereira da Silva

Paróquia Nossa Senhora das Dores de Major Porto/MG