Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 29 de março de 2024

Siga nossas Redes Sociais

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

20/05/2022   .    Artigos de Formação
Compartilhe

Cardeal Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) 

“Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2,2) 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2022 acontece de 29 de maio a 5 de junho, no hemisfério sul, sempre na semana de Pentecostes, pois pede-se ao Divino Espírito Santo as luzes necessárias para que todos os cristãos sejam um. Esse é o desejo de Jesus, Ele veio para unir os povos em seu nome.  

Jesus, veio para pregar o amor e a união, e, após a sua morte, ressurreição e ascensão aos céus, envia aos discípulos o Espírito Santo para a missão anunciando o Evangelho a todos os povos e que, pela aceitação do anúncio do nome de Jesus, todos os povos fossem um. Esse desejo de Jesus está no Evangelho e, foi também, a frase que escolhi como inspiração para minha missão sacerdotal e episcopal. 

O tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano é: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2) ou, então, na tradução da CNBB: “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adora-lo”. A estrela que surge no céu e aponta o nascimento de Jesus significa que a esperança nasceu e conduz os magos para irem adorar o Menino Jesus. Esse astro que nasceu é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade. O nascimento de Jesus indica que todos os povos devem se unir e prostrar-se diante d’Ele. Ele nasceu para todos os povos, e depois Ele morre na cruz por toda a humanidade para fazer todos os povos um só povo. Ao enviar o Espírito Santo, Ele envia sobre os discípulos e, também, para todos, e que pela ação do EspíritoSanto, todos os povos fossem um.  

Aqui no hemisfério Sul, as Igrejas celebram, tradicionalmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de Pentecostes, sugerido pelo movimento fé e ordem, em 1926, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja.  

No hemisfério Norte, o período tradicional para a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é no período de 18 a 25 de janeiro, portanto, já foi celebrado neste ano.  

Desta forma, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o Conselho Mundial de Igrejas promovem em períodos diferentes nos dois hemisférios a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Assim, estimula os cristãos ao longo de todo ano a fazerem comunhão entre as Igrejas, pois esse era o desejo de Jesus. Aqui no Rio de Janeiro temos uma antiga tradição de comemorar com encontros, reflexões e orações com uma participação do Seminário São José e culminar na grande vigília ecumênica na véspera de Pentecostes. 

O trecho do evangelho de Mateus, que ilumina o tema para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano, recorda que o aparecimento da estrela no céu que apontou o nascimento de Jesus e significa um sinal de esperança, e que todos os povos devem buscar laços de paz e se unir através de seu nascimento. Esse astro é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade. No céu de nossas vidas sempre haverá uma luz a nos indicar o caminho para adorar Jesus Cristo, o Senhor. 

Os magos representam a diversidade de povos representados naquele tempo, eles representam uma universalidade, ou seja, Deus enviou o seu Filho para salvar todos os povos. A luz do menino que acabara de nascer é para todos, a luz do alto nasce para todos. É necessário que todos se unam em torno dessa luz. O caminho percorrido pelos magos até a manjedoura representa a busca da humanidade pela amorosidade de Deus e diversidade da criação. Essa luz do oriente representa a revelação de Deus, por meio do nascimento de Jesus, é a manifestação de Deus. A festa católica da Epifania, chamada popularmente “dos Reis Magos”, é a manifestação da universalidade da salvação. Cristo nasce para todos. 

Os cristãos são chamados a ser sinais de unidade no mundo, pois Deus é amor e quer que nos amemos uns aos outros. Os cristãos são chamados a ser um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade. Que todos sejam um, como é o desejo de Jesus e que mesmo na diversidade de religiões, raças e línguas, estejamos unidos pela fé em Cristo e construamos uma sociedade mais justa e fraterna.  

Celebremos com alegria a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos dentro da proposta para o mês de maio, que é um mês voltado para a oração do rosário. Peçamos à Virgem Maria que se faça a vontade do seu Filho e que todos sejam um. 

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184