Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 29 de março de 2024

Mês Vocacional 2022. A vida faz vocação! Um pouco de história.

08/08/2022   .    Artigos de Formação

Pe. José Ronaldo Oliveira
Pároco da Paróquia Santa Terezinha em Patrocínio/MG.

O mês de agosto, dentro do contexto cristão, ressalta as diversas vocações que estão a serviço da Igreja.

Nas celebrações dominicais destacam-se as dimensões: sacerdotal (dia do padre); familiar (dia dos pais estendendo a semana da família). Ministérios leigos (as); a vida religiosa consagrada e a missão dos (as) catequistas.

Estas vocações nascidas na Igreja doméstica formam pessoas para o discernimento vocacional da Igreja Templo. O discernimento espiritual vai a sucessivas etapas respondendo ao chamado de Deus. Deus chama e a pessoa responde. Para esta correspondência precisa de vida de oração, santidade, uma espiritualidade embasada na renúncia, desapego, simplicidade e humildade.

Assim destaca o já saudoso João Batista Libânio “tanto mais viva integrada e motivada é uma espiritualidade, mais direciona para a presença de Deus na realidade, processo único que se dá no tempo cronológico do passado, presente e futuro”.

As propostas da bondade e da ternura de Deus se realizam no acolhimento da sua voz provocadora de amor e graça que vem ao nosso encontro.

Ao longo da minha vida vocacional, iniciei os meus estudos escolares em fevereiro de 1972, neste período veio o chamado de Deus.  A minha caminhada vocacional completou 30 anos. Ingressei-me no Seminário Propedêutico em Patos de Minas – (Casa de Cursilho aos 5 de Março de 1992). E, nestes meus 23 anos de vida sacerdotal, juntamente com os meus irmãos no sacerdócio, somos frutos da transição do Milênio e da Primeira Turma de Ordenados, Eu, Padre José Ronaldo Oliveira (11/10/1999); Padre. Antônio Carlos Paiva (15/11/1999) e Padre Valdinei Batista (08/12/1999).

O Seminário Maior Dom José André Coimbra de Patos de Minas comemora 25 anos de aniversário, este, foi edificado no mandato Episcopal de dom João Bosco Óliver de Faria, e assim, nós fazemos parte deste contexto histórico da Diocese de Patos de Minas.

Fui o primeiro formador do Seminário Propedêutico em Lagoa Formosa (2000/2001) durante um ano, depois, dei continuidade aos trabalhos do Padre Nilson Fernandes que foi estudar em Roma, assumi então o cargo de diretor de Estudos e Ecônomo da Administração do Seminário Maior dom José Coimbra no período de 2001/2002.

Como motivador vocacional, sempre lembro nas comunidades onde sou enviado a colaborar no trabalho pastoral que o despertar vocacional acontece no seio da família, peço também que as comunidades rezem pelas vocações.

Paróquias onde já trabalhei: Nossa Senhora da Abadia – Patos de Minas (2000), Paróquia Nossa Senhora do Carmo- Monte Carmelo (2003); Vigário Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio (2009); Paróquia São Sebastião – Lagoa Grande (2013) e atualmente, na Paróquia Santa Terezinha o Menino Jesus – Patrocínio (2020).

Que Maria Mãe das Vocações e modelo de resposta pelo seu Sim e São João Maria Vianei intercedam a Deus para o despertar vocacional a serviço do Reino de Deus.

LIBÂNIO, J.B., SJ . O discernimento espiritual revisitado. Edições Loyola- S.P. 2000.