Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de maio de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Instruções para Celebração da Santa Missa

11/03/2022   .    Artigos de Formação
Compartilhe

Pe. José Antônio Ramos
Paróquia Santa Cruz de Guarda dos Ferreiros/MG

Participar da missa aos domingos é um dos cinco mandamentos da Igreja. A Eucaristia é remédio para nossas enfermidades espirituais e corporais e força para a nossa vida. Por isso, a Igreja, como  mãe amorosa que cuida da saúde espiritual dos seus filhos, os  impõe o dever de participar da missa inteira aos domingos e em outras festas de guarda.

Assim como uma planta não pode nascer em um terreno ruim, a graça de Deus não produz fruto em um coração frio e duro. Colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida, praticar a caridade, rezar com frequência e, principalmente, não faltar à Santa Missa é essencial para quem quer participar do banquete eterno no Céu.

As instruções a seguir têm como objetivo apresentar sugestões para uma rica e frutuosa celebração eucarística. Espero que possam ser úteis para todos os fiéis, mas principalmente para as equipes de celebração: liturgia, canto, ministros, coroinhas.

Faço votos que todos cresçam cada vez mais na participação eucarística e se aproximem ainda mais de Deus.

Todos os fiéis

  • É importante que o cristão comece a preparar o seu coração e sua mente para participar da Santa Missa muito antes de entrar na igreja. Faz se necessário Ir silenciar o coração, tirar o tempo necessário para preparar-se  e chegar à igreja com antecedência.
  • Ao chegar à igreja, o fiel poderá ir à capela do Santíssimo e fazer um momento de oração; que também poderá  ser feito também no banco da igreja. É muito importante que esse momento de espera para o início da celebração seja um momento de introspecção, permitindo assim ao fiel preparar o seu coração para o grande mistério que participará. Se precisar conversar com alguém, que seja assuntos necessários e procure falar baixo.

Equipe de Canto

  • A equipe de canto deve ligar o som e ajustar os volumes dos microfones, mas não pode mexer na mesa de som . Os problemas da mesa de som devem ser solucionados por  um técnico de som.
  • Se for ensaiar antes da missa, terminar o ensaio pelo menos de quinze a vinte a  minutos antes da celebração. Caso queira, a equipe de canto poderá repassar os cantos escolhidos e ensaiados com a assembleia uma ou duas vezes, mas que seja algo rápido, apenas para a assembleia captar a melodia.
  • O canto na celebração deve ser para ajudar a entrar no mistério, portanto, a altura do som dos microfones e dos instrumentos devem estar de forma a não atrapalhar a voz da assembleia.
  • O salmo, de preferência, que seja cantado. Quando se canta somente o refrão e reza-se  as estrofes do salmo não se recomenda solos de instrumentos nesse momento.  Usar o instrumento para acompanhar somente se for cantar. O salmista faz parte da liturgia, portanto, ele também deverá usar  a veste litúrgica durante todo o período da celebração.
  • A equipe de canto deverá cuidar para que os cantos sejam condizentes com o tema das leituras da celebração. Os cantos que não são litúrgicos não devem ser usados.
  • Ficar atentos para que não estenda o canto além da ação litúrgica do rito. Por exemplo, no início da celebração, quando o padre já está na sua cadeira presidencial, ele está pronto para o próximo rito e, por isso, o canto deve cessar. Pode finalizar até mesmo numa estrofe, mas se o canto exigir cante até o refrão. Essa regra vale também para o canto do ofertório e da comunhão. Ao contrário, os cantos fixos da missa, a saber, o Santo, o Cordeiro, o Glória devem ser cantados até o fim. O cordeiro canta-se duas vezes ‘tente piedade de nós’ e na terceira ‘dai-nos a paz’. O ‘amém’ após o ‘por Cristo, com Cristo’ pode ser cantado, mas não é obrigató

Equipe litúrgica

  • A equipe litúrgica deverá preparar os leitores antes da celebraçã De preferência seja feita uma escala mensal.
  • Os leitores devem preparar as leituras antes da celebraçã É importante se dedicar para fazer uma leitura audível e compreensível à assembleia.
  • Caso tenha vestes litúrgicas os leitores fazem a procissão de entrada. Sua posição é atrás da cruz processional e à frente dos ministros da Eucaristia.
  • Ficar atentos quando for o momento da leitura. Quando a leitura anterior estiver terminando , levantar um pouco antes.
  • Conferir se o microfone está ligado e sempre iniciar a leitura lendo o título como por exemplo: “leitura da carta de São Paulo aos Coríntios”. Não tem necessidade de utilizar os termos 1ª leitura, 2ª leitura, Salmo responsorial.

Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

  • Chegar em tempo de organizar a sacristia.
  • Cuidar para que os objetos litúrgicos estejam corretamente colocados na credê
  • Na procissão de entrada os ministros ficam atrás dos leitores e na frente dos coroinhas e/ou acólitos.
  • Caso necessite, ajudar os coroinhas no ofertó
  • Em caso de dúvida perguntar ao padre; nunca fazer algo sem ter certeza.
  • Segurar a âmbula com cuidado e distribuir a comunhão com reverê
  • Caso a hóstia caia no chão, o ministro deverá manter a calma, pegar a hóstia e colocar no sanguíneo. Se não estiver suja, pode ser comungada depois. O próprio fiel pode pegar a hóstia no chão e comungar, mas o ministro não pode pegar a hóstia no chão e entregar ao fiel e nem sugerir que ele faça isso. Se a hóstia estiver suja ,dissolvê-la na água e colocá-la numa planta.

Coroinhas, acólitos e ancilas

  • Chegar mais cedo na celebração e ajudar os ministros na organização da credê Levar a cruz processional, bem como as velas processionais etc. Quem leva a cruz processional vai à frente, depois vem os leitores, os ministros extraordinários da comunhão, os coroinhas e/ou acólitos e, por fim, o padre ou ministro da palavra. Quando a celebração for solene quem leva o turíbulo e a naveta vai à frente.
  • Ficar atentos ao altar no momento da celebração para auxiliar o padre em alguma necessidade.
  • Ajudar os leitores em algum imprevisto, como microfone desligado, etc.

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184