“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que cré em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.” (JO 11,25-26)
À Querida Família do Padre Sérgio Paulo Machado,
Com sentimentos de profundo pesar e sincera comunhão na fé, dirijo-me a vocês neste momento de despedida, confiando a alma do Pe. Sérgio à infinita misericórdia de Deus.
Ele que foi ordenado presbítero em 2 de fevereiro de 1973 e dedicou toda a sua vida ao serviço da Igreja, exercendo com zelo e fidelidade o ministério sacerdotal nas diversas missões que lhe foram confiadas. Atuou como pároco em Coromandel e Ituiutaba, como reitor em importantes casas de formação sacerdotal e como vigário paroquial nos últimos anos de seu ministério, deixando um testemunho marcado pela simplicidade, pela dedicação pastoral e pelo amor à Igreja.
Sua trajetória sacerdotal foi também profundamente fecunda na formação de seminaristas e no cuidado pastoral das comunidades, às quais serviu com espírito de doação e obediência. A Diocese agradece a Deus pelo dom de sua vida, por seu “sim” perseverante e por tudo o que realizou em favor do Povo de Deus.
Embora eu esteja impossibilitado de estar presente pessoalmente, por encontrar-me em viagem, asseguro a vocês minha proximidade espiritual, minhas orações e minha gratidão pelo sacerdote que entregaram à Igreja.
Que o Senhor da vida, a quem ele serviu com fidelidade, o acolha na morada eterna, e que a esperança da ressurreição console os vossos corações.
Com minha bênção e orações,
Patos de Minas, 06 de janeiro de 2026.
† Frei Claudio Nori Sturm, OFMCap
Bispo Diocesano de Patos de Minas