Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 25 de abril de 2024

Comunicado da Diocese de Patos Minas sobre o uso de máscaras e o Convite à Oração para Consagração da Rússia e Ucrânia a Nossa Senhora, dia 25 de março de 22

21/03/2022   .    Notas Oficiais

COMUNICADO 001/2022

Aos Párocos, Administradores Paroquiais, Vigários Paroquiais,

Reitores de Seminário, Religiosos/as,

Seminaristas,

Leigos e Leigas

Paz e Bem!

Queridos irmãos e irmãs!

1. Diante das novas orientações sanitárias estaduais e municipais em relação à COVID-19, torna-se facultativo ouso de máscara nos ambientes abertos e locais fechados, seguindo a obrigatoriedade, do uso da mesma, em ambientes de saúde, hospitais e transporte coletivos.

Para a Diocese de Patos de Minas recomendo:

Que sejam observadas as determinações das Secretarias de Saúde de cada Município;

Que se use o bom senso de cada Pároco/Administrador nas nossas celebrações, reuniões e demais momentos de encontro, quanto a exigência ou não do uso das máscaras. De outra parte, o uso das máscaras nos torna solidários com os portadores de comorbidades e idosos.

1. Como já é de conhecimento público, o Papa Francisco realizará a Consagração da Rússia e da Ucrânia a Nossa Senhora no próximo dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor. Trata-se de convite do próprio Santo Padre para que todos os católicos e demais pessoas e instituições desejosos de paz no mundo se unam nesta iniciativa.

A Oração do Santo Padre acontecerá às 17:00hs, horário de Roma, correspondendo às 13:00hs, horário de Brasília.

. Haverá transmissão pelas redes sociais da Santa Sé e das redes Católicas do Brasil. Unamo-nos a esta inciativa do Papa, promovendo momentos de oração na Catedral, nos santuários marianos, nas matrizes paroquiais, capelas e demais locais onde os fiéis se possam reunir para realizar atos de oração, a critério de cada um, conforme a disponibilidade.

. O Bispo convida, os fiéis que puderem, para rezar o Santo Terço na Catedral, às 06:00hs da manhã do dia 25 de março. Em seguida haverá a Santa Missa.

. Não é aconselhável que as iniciativas locais aconteçam entre 13:00hs e 14:00hs. Nesse horário, recomenda-se a participação, com o ato de oração do Santo Padre, através da transmissão pelos meios de Comunicação católicos.

. Recomendo que cada Pároco/Administrador paroquial promova iniciativas para envolver os fiéis nesta manifestação de oração comum com toda a Igreja.

Abençoe-vos o Deus Onipotente e Misericordioso!

Patos de Minas, 21 de março de 2022.