Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 27 de abril de 2024

Realizado encontro do EAC – Paróquia São José – Patrocínio/MG

15/03/2024   .    Notícias da Diocese

No último final de semana, nos dias 9 e 10 de março, o Centro de Educação Infantil Rita Cândida Marra e a Escola Estadual Irmã Gislene sediaram o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) da Paróquia São José. Cerca de 89 adolescentes participaram do Encontrão deste ano.

Os coordenadores do evento foram Tamiris e Bruno, acompanhados pelos adolescentes Geovana e Felipe. Os tios fixos responsáveis foram Tamiris e Bruno, Elenice e João, Jeice e Bruno Nunes, Cristina e Luiz, Edna e Hilei, Ana Lúcia e Arnaldo, Fernanda e Tafarel, Rosana e Michel, Vanusa, Mariane, Tia Meire e Valmir.

No domingo, 10/3, os adolescentes participaram da Santa Missa na Comunidade Sagrados Corações, presidida pelo Frei Romero. Durante a celebração, a procissão de entrada foi conduzida pela equipe de celebração, composta pelos adolescentes, ministros, coroinha e pelo sacerdote.

A liturgia do dia correspondia ao 4° Domingo da Quaresma, também conhecido como Domingo Laetare ou Domingo da Alegria. As leituras foram retiradas do segundo livro das Crônicas 36,14-16.19-23, da carta de São Paulo aos Efésios 2,4-10, e do Evangelho segundo São João 3,14-21, que narra o diálogo entre Jesus e Nicodemos.

Na homilia, Frei Romero destacou que Nicodemos, apesar de ser um homem culto e religioso, tinha dúvidas e buscou esclarecimentos com Jesus. Jesus explicou a ele a importância de buscar a luz, que representa Cristo, para viver a salvação e alcançar a vida eterna. Porém, ressaltou que isso só é possível para aqueles que creem em Jesus como Senhor de suas vidas.

O padre incentivou os adolescentes a anunciarem com alegria o Evangelho de Jesus, seguindo seus passos e sendo luz para os outros, propagando a fé, a acolhida, a bondade e a amizade. Encerrou a homilia reiterando que Jesus espera tudo dos corações de cada um.

Após a consagração, os fiéis receberam a Eucaristia. Ao final da Santa Missa, os adolescentes e casais coordenadores foram homenageados e receberam uma lembrança do casal Elenice e João, que coordenaram o evento em 2023. Em seguida, posaram para a tradicional fotografia.

O Reencontro está marcado para as 16h00min na Paróquia São José.