Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 02 de maio de 2024

Realizada reflexão do relatório do sínodo

06/03/2024   .    Notícias da Diocese

Na manhã deste sábado (02), por meio de representantes do clero, dos candidatos a diáconos permanentes, com leigos engajados, Institutos Seculares e religiosos, juntamente com o nosso bispo diocesano se reuniu na Cúria diocesana para refletir sobre o Relatório de Síntese: Uma Igreja Sinodal em Missão, bem como colher as contribuições que deverão ser encaminhadas para Roma, em preparação para a última fase do Sínodo.

Recordamos que este Relatório de síntese não retoma nem reitera todos os conteúdos do Instrumentum laboris, mas realça aqueles que considera prioritários. Vale lembrar que esta síntese não é um documento final; é, antes, um instrumento ao serviço do discernimento que deverá continuar ainda.

“(…) Sabemos que “sinodalidade” é um termo desconhecido para muitos membros do Povo de Deus, que em alguns suscita confusão e preocupações. Entre os medos, conta-se o receio de que o ensinamento da Igreja seja alterado, afastando-nos da fé apostólica dos nossos pais e traindo as expectativas daqueles que também hoje têm fome e sede de Deus. Todavia, estamos convencidos de que a sinodalidade é uma expressão do dinamismo da Tradição viva.” (Página 6).