Nos dias 23, 26 e 27 de maio de forma on-line aconteceram Lives na Semana da Comunicação e no dia 29 missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio, presidida por Dom Claudio Nori Sturm.
Com o tema: Mensagem do Papa Francisco, por ocasião do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais: ”Escutar com o ouvido do coração”, Dom Claudio proferiu uma belíssima palestra e nos levou a refletir que “ouvir com o coração é um gesto de caridade e o bom comunicador precisa desenvolver a espiritualidade dentro de si para comunicar bem”.
O Professor Dr. Moisés Sbardelotto, no dia 26 de maio nos presenteou com o tema: “As mídias digitais e a comunicação da fé: contribuições e desafios”. Foi um momento para repensarmos a nossa postura nas redes sociais. Ficou muito claro que precisamos refletir as nossas postagens, pois as redes sociais não são confessionários e muito menos lugares para ostentação e sim, para ouvirmos o outro e ajudá-lo nas suas angústias e indecisões.
No dia 27 de maio Dom Luiz Fernando Lisboa refletiu conosco o tema: Sinodalidade: ”Escutar com o ouvido do coração”. Aprendemos muito e ficou bem forte para todos os participantes que em meio a tanto barulho e distração onde muitas vezes não ouvimos o outro, precisamos falar menos com os dedos e ouvir mais com o ouvido do coração e que nesse momento tão rico que estamos vivenciando é preciso repensar que sinodalidade vai além de questionário, pois é uma lição para caminharmos juntos onde ninguém poderá ser deixado de lado, é preciso ouvir e incluir a todos e não apenas um (a) coordenador (a) falar em nome de um grupo.
Durante as Lives refletimos a importância dos (as) pasconeiros (as) na Igreja, pois a PASCOM deve ser um pastoral que perpassa por todas as outras pastorais comunicando sempre a verdade e o bem.
A 2ª Semana da Comunicação encerrou-se com uma belíssima celebração presidida pelo nosso bispo Dom Claudio Nori Sturm que de uma maneira carinhosa saudou a todos e na homilia valorizou muito a importância dos pasconeiros (as) e ressaltou que para falar faz-se necessário ouvir com o coração evitando assim, as “Fake News”.
Foram momentos muito ricos onde aprendemos muito resta agora, partir para a ação.
Façamos nossas as palavras do Papa Francisco: “Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, a prestar atenção no essencial, a não nos distrairmos com o supérfluo, a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade”.
Maria Geralda Silva – Pastoral Diocesana da Comunicação