Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de abril de 2024

ABERTURA DO 3º ANO VOCACIONAL NACIONAL 2023

18/11/2022   .    Notícias da Diocese

No próximo domingo, dia 20 de novembro, acontecerá a Missa de abertura do 3º Ano Vocacional Nacional. A celebração será presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Frei Claudio Nori Sturm, bispo de Patos de Minas, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, em Patos de Minas. Logo após, os membros da Pastoral Vocacional das diversas paróquias da diocese se reunirão no Seminário Maior para um encontro diocesano em que, além de ser ocasião para a meditação acerca da identidade da Pastoral Vocacional, também será apresentado o tema do Ano Vocacional e sua proposta.

A diocese conta com uma história consolidada de promoção vocacional, que se reflete inclusive no trabalho formativo do nosso clero e na história do Seminário. O povo de Deus se envolve com a formação dos futuros sacerdotes de vários modos: passando pela assistência material, com toda sorte de doações prontamente; chegando aos bens espirituais, com orações de pedido e ação de graças por nossa realidade local diocesana.

Por outro lado, é oportuno recordar que a intenção do Ano Vocacional Nacional atinge a todas as pessoas, e especialmente aquelas que desejam e estão dispostas a ser sinal e presença de Cristo no mundo, em suas realidades mais concretas e cotidianas. Deus chama-nos a todos à santidade. No entanto, por vezes mal entendidos acontecem e seguimos nossas vidas como se vocação fosse palavra pra vida de freiras e padres, quando na verdade não ninguém que não tem sido querido por Deus em um plano de salvação.

O Ano Nacional Vocacional 2023 pretende ser uma experiência da promoção de uma Cultura Vocacional, especialmente por meio de atividades com os jovens. Desse modo haveremos de empenhar na articulação entre pastorais e movimentos: “Toda a pastoral é vocacional, toda a formação é vocacional, toda a espiritualidade é vocacional” (Papa Francisco, Christus Vivit, 254)