Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 02 de maio de 2024

Realizada 3ª Reunião do CODIPA

13/11/2023   .    Notícias da Diocese

Aconteceu no dia 11 de novembro a III reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no Salão da Mitra Diocesana.

O Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA) é uma instituição eclesial criada pelo Concílio Vaticano II, com a finalidade de “pesquisar os assuntos que se relacionam com as obras pastorais, examiná-los diligentemente e tirar deles as conclusões práticas.” (CD 27)

Presidido pelo bispo e contando com membros do clero, dos religiosos e do laicato, o CODIPA é um órgão representativo do Povo de Deus da diocese, dedicado especialmente a auxiliar o bispo nas questões pastorais.

O CODIPA é por definição um órgão consultivo, espaço de comunhão e corresponsabilidade; será deliberativo naqueles assuntos que o bispo lhe delegar autoridade decisória. Nas questões de maior responsabilidade, o bispo ouvirá (antes ou depois do CODIPA) também o parecer do Presbitério.

O CODIPA será consultado sempre que qualquer assunto pastoral envolver toda a diocese ou, ainda que seja de interesse restrito, puder posteriormente influir sobre outras áreas desafiantes.

O CODIPA se responsabilizará especialmente pela dinamização e acompanhamento do Plano de Pastoral da diocese, como também das comissões: Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada; Animação Bíblica, Catequética e Missinária; Evangelização do Mundo Moderno; Caridade, Justiça e Paz; Movimentos e Economia e Administração.

Os membros do CODIPA, especialmente os leigos, colocarão sua experiência humana, espiritual e pastoral a serviço da Igreja diocesana como um todo, sentindo-se corresponsáveis pelo trabalho de evangelização não apenas na sua área de atuação específica. Participem ativamente da discussão e análise de todos os assuntos em pauta e comprometam-se zelosamente com as decisões tomadas.