Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de abril de 2024

Comunicado Oficial da Diocese de Patos de Minas: novas orientações em tempo de pandemia

19/03/2021   .    Notas Oficiais

Carta Oficial: Novas Orientações Diocesanas em Tempo de Pandemia

“Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor,
alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração.”
Rm 12, 11-12

É notório que há mais de um ano enfrentamos a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Toda a sociedade em seus diversos setores foi afetada. Quanto à saúde, o estado de Minas Gerais enfrenta atualmente uma difícil realidade sanitária com sinais de hospitais em colapso. Por sua vez, o setor econômico clama pela abertura dos comércios de modo a permitir que não falte pão aos inúmeros trabalhadores que deles dependem. Soma-se a tudo isso o negacionismo de muitos e o mau exemplo dado por alguns dos nossos representantes políticos.

A Igreja Particular da Diocese de Patos de Minas, em todo esse tempo de pandemia, aceitou as restrições impostas pelo poder público, tendo por vezes se antecipado na prevenção de modo a evitar a propagação do vírus e continuará contribuindo para preservação das vidas.

Todavia, após a suspensão das atividades religiosas, principalmente com a proibição da participação do povo nas Celebrações Eucarísticas e o fechamento das Igrejas para orações individuais, ficou evidenciado junto às comunidades eclesiais, o importante papel da religião para o conforto espiritual e o poder da fé na superação destes tempos de adversidades.

Ressaltamos que o Povo de Deus sempre se esforçou e continua se esforçando para se adaptar às medidas de prevenção sanitária e, nesta oportunidade, reiteramos a necessidade de se ficar o quanto possível em casa, manter o distanciamento social, usar de forma permanente a máscara, proceder a higienização das mãos e não deixar de tomar a vacina quando for oportunizada.

Dessa forma, após ponderadas as questões acima suscitadas, ouvido o Conselho Presbiteral, estabelecemos que:

1. Ficam permitidas as Celebrações Eucarísticas com a presença de fiéis, em toda extensão territorial da Diocese de Patos de Minas, devendo haver o cumprimento rigoroso do protocolo do Plano Estadual Minas Consciente, juntamente com os Decretos Municipais;

2. As Celebrações Eucarísticas sejam breves e não ultrapassem uma hora de duração;

3. Permanece suspensa a administração dos Sacramentos do Matrimônio e do Batismo, salvo em casos urgentes;

4. As Igrejas permanecerão abertas para oração individual devendo sempre ser tomado o cuidado de se manter o ambiente arejado e higienizado, utilizando-se da prudência para que não haja aglomeração de fiéis em seu interior, como orienta as autoridades competentes;

5. As atividades pastorais, quando possível, sejam realizadas de forma virtual;

6. Os Escritórios Paroquiais e a Mitra Diocesana de Patos de Minas permaneçam abertos, podendo ser realizado atendimento individual;

7. As orientações relativas à Semana Santa serão divulgadas em tempo oportuno.

Exortamos a todos os fiéis que pratiquem orações em suas casas, junto às suas famílias e tenham a certeza de que Deus em sua infinita misericórdia nos socorrerá em meio às tribulações.

Estas orientações entram em vigor na data de sua publicação e são passíveis de serem revistas a qualquer momento. Coloquemo-nos sobre a especial proteção de Nossa Senhora da Abadia e peçamos pela intercessão de São José.

Patos de Minas, 19 de março de 2021,
Solenidade de São José, Esposo Bem Aventurado da Virgem Maria,
Padroeiro Universal da Igreja.