Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de abril de 2024

Pastorais

PASTORAL VOCACIONAL

(SAV – Serviço de Animação Vocacional)
Assessor Diocesano: Padre Iram Alves Martins Júnior
Tel.: (34) 3822-7658

O Serviço de Animação Vocacional é a ampla ação de toda Igreja que visa “ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um (…)” (DAp, 314) e a orientar o cristão na sua opção vocacional cristã, apostólica, mediante a fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial dentro das atividades da Igreja.

Dentro do SAV ocupa um lugar especial a Pastoral Vocacional, onde todos os batizados, seguidores de Jesus Cristo, são chamados a tornarem-se evangelizadores. A Pastoral Vocacional se torna a ação pastoral feita nas comunidades eclesiais para despertar o serviço dentro da Igreja diocesana e paroquial.

“E necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor”. (DAp, 314)

Diante do apelo da EG 107: “ … Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas”. É urgente dedicar cuidado especial ao Serviço de Animação Vocacional, cultivando os ambientes onde nascem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada (cf. DAp, 315).

Objetivo

Animar a comunidade eclesial para se renovar a partir do Encontro com Cristo, redescobrir a identidade cristã (Ser), compreendendo sua vocação (Saber) e inserindo-se nas dimensões da ação evangelizadora (Fazer), tendo presente o processo de inculturação em vista de uma Igreja ministerial e missionária, construindo a cultura vocacional (cf. CNBB, 102, n106) .

Fonte: https://cnbbs2.org.br/pastoral-vocacional/