Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 26 de abril de 2024

PASTORAL DE DIMENSÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Assessor Diocesano: Padre Fabiano Ciribelli Santos Pompêu
Tel.: (34) 3832-4308

A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão (Cf. Catecismo da Igreja Católica 426-429).

O fundamento da catequese é a Palavra de Deus: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei meus discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28, 18-20; Marcos 16,15-16).

Os apóstolos, transmitindo aquilo que eles próprios receberam do Senhor, exortam os fiéis a manter as tradições que aprenderam, seja oralmente, seja por carta e a combater pela fé que lhes foi transmitida uma vez para sempre. A pregação apostólica é expressa de modo especial nos livros inspirados.

A Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a Palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito da Verdade. Eles por sua pregação fielmente a conservam, expõem e difundem. Resulta assim que não é apenas através da Escritura que a Igreja deriva sua certeza a respeito de tudo o que foi revelado. “A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um só sagrado depósito da Palavra de Deus confiado è Igreja (Concílio Vaticano II sobre a Palavra de Deus 9 e 10).

A Palavra de Deus gera o cristão e convoca a Igreja. “Toda a Escritura è divinamente inspirada e útil para ensinar, convencer, corrigir e para instruir na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e apto para toda a boa obra” (2Timóteo 3,16-17).

Só nos tornamos cristãos revivendo esta experiência originária. Para aderir ao Senhor e participar na Sua vida, é necessário recordar o que Ele fez e ensinou, guardar fielmente a Sua memória e conformar a ele as nossas atitudes.

A família cristã é chamada a ser a grande educadora na fé para a vida neste mundo e para a ida eterna. Ela mesma tem a missão de ser um evangelho vivo, uma boa notícia que suscita esperança. Os pais transmitem a fé aos filhos, na simplicidade e no concreto da vida quotidiana. Em conjunto, os familiares testemunham a salvação de Cristo no relacionamento com outras pessoas e na própria comunidade eclesial, em particular através  da catequese dos jovens e adultos. Os pais acompanham os filhos no caminho da iniciação cristã, despertando em si mesmos a graça dos sacramentos.

“Entre a grande Igreja e a pequena igreja doméstica, realiza-se todos os dias, por força da presença do Espírito Santo, uma permuta de dons, que é comunicação recíproca de bens espirituais” (J.Paulo II).

A catequese é, pois, um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus em sua boca, na medida em que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos a experiência de Deus.

O catequista não prega a si mesmo, mas a Jesus Cristo, sendo fiel à Palavra e à integridade de sua mensagem. Ele é também um profeta, pois faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade, tornando-a compreensível. Catequese significa ressoar; a Igreja dá-lhe o sentido de ressoar a Palavra de  Deus hoje.

O desafio da Igreja é a evangelização do mundo de hoje, mesmo em territórios onde a Igreja se encontra implantada há mais tempo. Nossa realidade pede uma nova evangelização. A catequese coloca-se dentro desta perspectiva evangelizadora, mostrando uma grande paixão pelo anúncio do Evangelho.

O fruto da evangelização e catequese é o fazer discípulos de Jesus Cristo: acolher a Palavra, aceitar Deus na própria vida, como dom da fé. Produzir conversão e seguimento.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/a-catequese/