Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 27 de outubro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Movimentos

MOVIMENTOS DE RELIGIOSIDADE POPULAR

(Folias de Reis, Congados e Moçambiques)
Assessor Diocesano: Mons. José Magno do Nascimento
Tel.: (34) 3812-1185

Entre as expressões da espiritualidade popular contam-se as festas patronais, as novenas, os rosários e via sacras, as procissões e romarias, as danças e os cânticos do folclore religioso, o carinho aos santos e santas, em especial a Nossa Senhora, as promessas, as ofertas e as orações e celebrações.

Destacamos, na religiosidade popular, as longas peregrinações e romarias, onde é possível reconhecer o Povo de Deus a caminho. Aí o cristão celebra a alegria de se sentir imerso em meio a muitos irmãos, caminhando juntos para Deus que os espera. O próprio Cristo se faz peregrino e caminha, ressuscitado, entre os seus.

A decisão de caminhar em direção ao santuário já é uma confissão de fé. O caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor. O olhar do peregrino se deposita sobre uma imagem que simboliza a ternura e a proximidade de Deus. A súplica sincera, que flui confiante, é a melhor expressão de um coração que renunciou à auto-suficiência, que sozinho nada pode. É por isso, que muitos, em diferentes momentos da vida cotidiana, recorrem a algum pequeno sinal do amor de Deus: um crucifixo, um terço, uma imagem, uma vela que se acende para acompanhar um familiar enfermo, um Pai Nosso recitado entre lágrimas, um olhar confiante a uma imagem querida de Maria e de algum outro santo, um sorriso dirigido ao Céu em meio a uma alegria singela.

Todas estas manifestações da religiosidade popular são legais e aprovadas. Merecem atenção e cultivo e precisam ser valorizadas positivamente, sob a luz do Espírito Santo, para que conduzam os fiéis a uma verdadeira vivência e testemunho missionário na Igreja de Jesus Cristo. É preciso ser cristão autêntico, assumindo sua fé na vivência da partilha dos seus dons a serviço de sua comunidade, viver a pertença da sua comunidade, participar dos movimentos, organismos, pastorais e serviços de sua comunidade eclesial. Ser sócio colaborador e dizimista de sua Igreja Comunidade.

Que as festas dos santos padroeiros e padroeiras, que recentemente celebramos e iremos celebrar, nos aproximem mais de Deus e da Igreja de seu Filho Jesus Cristo, para que alcancemos as graças necessárias para nossas vidas.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/a-religiosidade-popular-e-suas-manifestacoes/

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184