Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 29 de março de 2024

MISSIONÁRIOS LEIGOS DE JESUS REDENTOR – MILJER

Assessor Diocesano: Padre Antônio Alves de Sousa
Tel.: (34) 3821-2450

VIDA DO MEMBRO DO INSTITUTO SECULAR MILMAR (Missionaria (o) Leigas (os) de Maria Mãe do Redentor)
OS MEMBROS DE INSTITUTO SECULAR MILMAR: São leigos e leigas em todos os sentidos, na vivência social, trabalhista, familiar e eclesial.
O Instituto MILMAR, ao qual pertencemos, é o ponto de elo e de espiritualidade entre os membros do mesmo. Oferecemos suporte espiritual pelo carisma, meios de avaliar sua vida secular e consagrada, proporcionando-lhe meios para formação inicial e permanente através de retiros, assembleias, encontros mensais,etc.
Cada membro vive em seu próprio ambiente (familiar, profissional, pastoral, missionário e social) como presença evangélica, contribuindo para construção do reino de Deus no mundo, com missão de transformar o mundo a partir de dentro dele, pela prática e testemunho da justiça, amor e verdade…
O Instituto Secular MILMAR, não é uma instituição assistencial, ele não tem obras. Sendo os membros, leigos, que vivem a normalidade da vida como todos os leigos, no mundo, quem administra as atividades e o futuro deles, são eles mesmos em comunhão com os demais membros do Instituto. O Instituto Secular Milmar, não tem condição de conduzir e providenciar o futuro de seus membros. Ele orienta, aconselha e indica os meios para que todos possam com maturidade organizar sua vida presente e futura, com sobriedade, serenidade e responsabilidade.
Pode acontecer que em algum momento, em que o membro possa vir a passar alguma dificuldade, como doença, desemprego,etc, ele tem a liberdade de partilhar e se comunicar com a Guia da Fraternidade e com a Coordenadora zonal. Em nome da solidariedade e comunhão fraterna, possa se encontrar uma solução, como se deve fazer com qualquer semelhante nosso que nos procura ou que ficamos sabendo.
O Instituto MILMAR, propõe aos seus membros três opções para viver sua consagração secular e missionária:
a) Permanecer na própria família e no próprio ambiente (profissional, social, etc);
b) Viver em pequeno grupo fraterno, no espírito do Instituto e no estilo secular;
c) Viver em terra de missão ou em países em desenvolvimento;
No processo do caminho formativo no Instituto MILMAR, o membro faz um discernimento e escolhe uma das opções acima, pedindo e recebendo luzes da Palavra de Deus, das Constituições do Instituto, da Formadora (or) e da(o) Coordenadora zonal.
O membro que opta viver e residindo sozinha, com trabalho profissional e pastoral, se preocupe programar sua vida (presente e futura) assumindo as consequências que a vida social, comunitária e religiosa exige e requer. Ao longo da vida, por necessidade ou desejando ou por outra motivação, o membro, pode escolher viver em grupo fraterna com membros do Instituto ou pessoas amigas, após ter consultado e recebido conselho da (o) Coordenadora (or) do Instituto.
Quando o membro vive com seus pais ou parentes (muitas vezes sendo arrimo de família) é preciso clarear para si mesmo, conscientizando-se, preparando-se e programando-se, para aquele momento que ficará sem eles.
Ser membro do Instituto secular MILMAR não implica, ter uma casa “abrigo”. O Instituto não possui casa para esta finalidade. Um ou mais membros, como cidadãos, podem até montar uma casa-instituição, acolhendo pessoas e porque não também os membros de um Instituto Secular.