DECRETO DE ELEVAÇÃO DA QUASE-PARÓQUIA SANTA CRUZ EM DOURADOQUARA À CONDIÇÃO DE PARÓQUIA
Fazemos saber que em virtude do progresso constatado na ação pastoral e na vida da Quase-Paróquia Santa Cruz em Douradoquara, de nossa Diocese; tendo ouvido o Conselho Presbiteral, cujos membros deram voto favorável; cônscio das graves responsabilidades do nosso Múnus Pastoral no governo do rebanho que a Divina Providência nos confiou; em virtude de nossa jurisdição e conforme o Código de Direito Canônico no cânon 515, §§ 1 e 3; havemos por bem, para louvor e glória a Deus e salvação dos fiéis, ELEVAR A CONDIÇÃO DE PARÓQUIA a referida Quase-Paróquia Santa Cruz.
A Paróquia constituída terá denominação de PARÓQUIA SANTA CRUZ E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, e serão mantidos limites geográficos, ou seja, atenderá na zona urbana todo Município de Douradoquara e, na zona rural deste mesmo Município as Comunidades: Comunidade da Castanha (Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa); Comunidade do Campo Alegre (Capela São Benedito); Comunidade do Cruzeirinho (Capela São Sebastião); Comunidade do Cruzeiro Azul (Capela São Benedito). Na zona rural do Município de Monte Carmelo/MG atenderá a Comunidade do Capão Rico (a qual, não tem capela) e a Comunidade do Areado (Capela São Sebastião).
A administração da PARÓQUIA SANTA CRUZ E NOSSA SENHORA DE FÁTIMA permanece com o Administrador Paroquial atual, até que haja nova provisão.
Em tempo sejam constituídos o Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos e o Conselho Paroquial de Pastoral.
Recomendamos aos fiéis da nova Paróquia que assumam com fé e responsabilidade todo o processo pastoral que nela continuará, fazendo dela modelo de Igreja formada por comunidades que se ajudam mutuamente e todas concorram na construção da verdadeira comunhão, na ação pastoral, evangelizadora, administrativa e da promoção humana, e do compromisso de formarem uma só alma.
Esse Decreto será emitido em três vias. Uma delas seja diligentemente guardada nos arquivos da nova Paróquia, registrada no Livro de Tombo, e lida em Missa Solene de Elevação à Paróquia, da qual também se lavrará ata, que será emitida da mesma forma em três vias, e registrada no Livro de Tombo. Das vias emitidas, duas delas se envie à Chancelaria da Cúria Diocesana.
Que possa esta Elevação de Quase-Paróquia a Paróquia, favorecer o melhor atendimento ao Povo de Deus, proporcionando a todos nós um renovado ardor missionário pela evangelização dos fiéis.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de Patos de Minas, aos 09 de novembro de 2022, Festa de Dedicação da Basílica de Latrão.