Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 26 de abril de 2024

Igreja Matriz

Rua Doutor Moacir Franco, 57 - Centro São Gotardo/MG

paroquia.saosebastiao@yahoo.com.br

Do alto de sua imponência, a Igreja Matriz, símbolo de fé e de religiosidade, presencia o progresso de São Gotardo. Durante toda a sua existência, desde sua construção até os dias atuais, ela é a marca do esforço e dedicação dos seus fiéis.

Localizada à Praça dos Sagrados Corações, antes denominada Praça Olegário Maciel, é circundada pelas ruas Dr. Moacir Franco, Antônio José de Castro e pela Avenida Rui Barbosa e teve seu início em 20 de junho de 1935 quando foi lançada a pedra fundamental de sua construção (conforme ata da 4ª reunião da diretoria encarregada da construção da matriz).

O local escolhido para sua construção fora o antigo cemitério da cidade o qual por uma questão higiênica fora demolido por situar-se no centro da cidade. Foi criada então em 13/05/1935 a “Sociedade da Construção” para ajudar a levantar a tão importante obra.

Em abril de 1938, iniciou-se efetivamente a sua construção sob a responsabilidade do construtor Luiz Losano Sanches.

Construída em estilo arquitetônico que invoca o estilo das linhas góticas, contou com a doação dos fiéis e uma importância de 2 mil contos de réis feita pelas famílias mais abastadas da cidade, além de pedidos, barraquinhas e até a venda de um lote ao lado da igreja para angariar fundos necessários à sua conclusão.

Apesar dos trabalhos de conclusão só serem totalmente finalizados em 26 de novembro de 1944, os fiéis puderam assistir à primeira missa celebrada na nova igreja, ainda inacabada, no dia 20 de janeiro de 1940. A tão esperada celebração foi realizada pelo Vigário Pe. José Batista dos Santos que enalteceu o trabalho do construtor e da Sociedade da Construção.

Ao término da obra, a igreja apresentava em seu interior um teto pintado com figuras bíblicas feitas pelo pintor espanhol Eliseu Peres Valdez, lustres de cristais e altar de mármore com genuflexório.

A Igreja Matriz, símbolo do catolicismo sangotardense, contou também no decorrer de sua história com a colaboração do então prefeito Joaquim Ferreira Prados que sancionou a Lei nº 141 de 4 de setembro de 1953, que concedia à Paróquia de São Sebastião, a subvenção ordinária de Cr$6.000,00 destinados ao catecismo paroquial.

O tempo é transformador e em seu percurso deixa marcas e a necessidade de consertá-las ou ao menos amenizá-las. Foi o que aconteceu com a Igreja Matriz que recebeu ao longo do tempo várias reformas em seu interior. Infelizmente, a beleza de seu teto foi coberta por camadas de tintas, seus lustres substituídos por luminárias e o altar de mármore com o genuflexório, desapareceram. Suas portas de madeira deram lugar às de estruturas metálicas.

Seus fiéis continuaram fazendo-se presentes através de doações de maravilhosos vitrais bíblicos como foi o caso das famílias Flávio, Bueno, Franco, Leopoldino, Ladeira, Mendes, Souza, Couto, Antônio Ribeiro, Rezende, Araújo, Soares e também do Apostolado da Oração. Alguns destes vitrais tiveram partes quebradas e foram colocados outros que os estão descaracterizando, mas, as famílias já manifestaram a decisão de restaurá-los.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Matriz São Sebastião – Urbana

• Comunidade Nossa Senhora da Abadia – Urbana

• Comunidade Santa Luzia – Urbana

• Comunidade Nossa Senhora do Rosário – Rural

• Comunidade São José Vila Funchal – Rural

• Comunidade Matriz São Sebastião – Urbana

• Comunidade Nossa Senhora da Abadia – Urbana

• Comunidade Santa Luzia – Urbana

• Comunidade Nossa Senhora do Rosário – Rural

• Comunidade São José Vila Funchal – Rural

HISTÓRIA DO PADROEIRO

São Sebastião, defensor da Igreja e apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos

O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.

Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem – nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –, porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.

Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

São Sebastião, rogai por nós!