HISTÓRIA DA PARÓQUIA
O município de Lagoa Grande MG, considerado como: “Porta do Noroeste Mineiro”, teve sua origem na denominada fazenda Barreiro do Campo de Manabuiu e, pertencia ao município de Presidente Olegário MG. Com suas águas abundantes e terras bastantes férteis, a região sempre foi promissora e poderia se transformar num dos maiores celeiros de nosso Estado. Nas proximidades dos abundantes lagos, os primeiros moradores de Lagoa Grande construíram um rancho de palha e um cruzeiro, onde as pessoas das fazendas se reuniam aos domingos para elevarem suas orações, era a reza do terço, promovendo as tradicionais “Domingas”. Dessas pequenas festas conseguiram-se rendas e, a mando do Senhor João de Matos, conhecido por todos como “Pai Velho”, ergueu-se a tão sonhada capela de Pau-a-pique. Naquelas inesquecíveis festanças domingueiras, casais de namorados oriundos de toda região se encontrava, planejando o futuro, se casavam e fixavam residência no local, multiplicando as famílias e edificando as primeiras casas. Mal sabiam que ali, num futuro bem próximo, uma cidade vencedora seria erguida com bastante garra e determinação. Tempos mais tarde, a primeira capela foi demolida e, substituída por outra de alvenaria, defronte a principal Lagoa que originou o nome da Cidade.
O município de Lagoa Grande está localizado no Noroeste de Minas Gerais, a 22 km da Br 040, distante a 350 km de Brasília e, com uma área de 1.223,2 km, com uma altitude de 570 metros do nível do mar, latitude sul 17°50’09” e, longitude oeste 46°31’02”, contando com uma população de 7.584 Habitantes de acordo com o ultimo censo do IBGE. Sua distância de Patos de Minas é de 120 km. Sendo suas principais atividades: a pecuária e a agricultura, sendo que hoje uma boa parte da agricultura usa o sistema de irrigação, gerando vários empregos diretos e indiretos.
O município foi criado por força da lei 10742/92, foi elevado a distrito em 13 de maio de 1976, pela lei 6769/76.
A paróquia São Sebastião de Lagoa Grande divide com a paróquia de Sant’Ana no município de João Pinheiro, pelo rio da Prata, a partir do seu encontro com o Rio do Peixe. Sobe pelo rio do Peixe até o encontro com o córrego lavradinho seguindo em linha reta imaginária até o ribeirão Manabuiu. Do Ribeirão Manabuiu, segue abaixo pelo rio Paracatu até o encontro com o rio da Prata, sendo esta a divisa com a paróquia Santa Rita de Cássia em Presidente Olegário na Diocese de Patos de Minas – MG.
No dia 12 de Setembro de 1973 Dom Jorge Scarso visita a pequena capela de São Sebastião onde deu a benção da pedra fundamental, sendo que a partir daquele momento iniciaria a construção de uma nova e ampla capela, neste dia estavam presentes várias pessoas da comunidade. Destacamos aqui que o terreno para construção da Igreja de São Sebastião foi doado pelo casal: Sr. Manuel C. Moreira e D. Maria M. de Lima.
No primeiro mutirão para dar inicio a construção as Igreja compareceu cem homens, sete caminhões, vários carros de boi. O construtor da Igreja Hermenegildo Gonçalves Fernandes e seus companheiros. Foram vários mutirões num total de vinte e três para que a igreja de São Sebastião fosse concluída.
A paróquia São Sebastião de Lagoa Grande foi agraciada com a presença dos seguintes Sacerdotes: