Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 26 de abril de 2024

Av. Padre Matias, 930 - Marciano Brandão Patrocínio/MG

paroquia_saojose_patrocinio@yahoo.com.br

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ

A Paróquia de São José foi criada no dia 08 de setembro de 2004 pelo bispo diocesano Dom João Bosco Óliver de Faria em razão do crescimento da cidade de Patrocínio em termos populacionais, da crescente dificuldade pastoral para um atendimento mais cômodo aos fiéis bem como da descentralização dos serviços pastorais, achou-se melhor criar uma nova paróquia desmembrando-a dos territórios da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e Santa Terezinha. A paróquia situa-se na parte oeste da cidade tendo as seguintes comunidades urbanas: São José, Santo Antônio, São João Batista (Jardim Eldorado), Sagrados Corações e São Cristóvão e as rurais Moreiras, Santa Luzia dos Barros, Lajinha, Santo Antônio da Bocaina e Boqueirão. Após a criação da Paróquia foi empossado no dia 11 de setembro de 2004 Monsenhor Izael dos Reis como o 1º pároco da paróquia com a missão de atender as necessidades dos fieis cristãos por um período de 6 (seis) anos.

No dia 30 de Janeiro de 2011 foi empossado o 2º pároco, Padre José Marcos dos Santos ficando a frente da paróquia São José até 30 de Janeiro de 2017. Em 04 de fevereiro de 2017 foi empossado o 3º pároco, Padre Eduardo Rezende Santos estando a frente da paróquia. E em 10 de janeiro de 2021 tomou posse o novo pároco da Paróquia, Frei Romero José da Silva.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Santo Antônio – Urbana

• Comunidade Matriz São José – Urbana

HISTÓRIA DO PADROEIRO

São José, esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!