Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de abril de 2024

Av. Tancredo Neves, 2087 - JK Carmo do Paranaíba/MG

paroquia.saojoseoper@hotmail.com

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

De acordo com os cânones 515 e 518 do código de direito canônico, e seguindo o que inspira o concílio ecumênico Vaticano II, em razão do crescimento da cidade de Carmo do Paranaíba-MG e para um melhor atendimento aos fiéis, torna-se necessária a descentralização dos serviços paroquiais. Parece-nos bem para tal objetivo, desmembrar a atual Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Portanto, fazemos saber que, ouvido o conselho presbiteral, cujos membros deram voto unanimente favorável, ouvido o ministro provincial da ordem dos frades menores capuchinhos, Frei Prudente Néri, OFM cap. E seu conselho e, cônscio das graves responsabilidades do nosso múnus pastoral no governo do rebanho que a Divina Providência nos confiou, havemos por bem, em pleno exercício de nossa jurisdição ordinária, criar por decreto, como de fato criamos a paróquia São José Operário, na cidade de Carmo do Paranaíba-MG.

A nova paróquia São José Operário, fruto do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, será geograficamente delimitada da seguinte forma:

Uma linha norte-sul entre os limites das duas paróquias na sua parte urbana:

1. A parte oeste continua com a Paróquia Nossa Senhora do Carmo;
  2. A parte leste formará a Paróquia São José Operário.

Vindo do Norte a linha divisória tem início no córrego matadouro, prolonga-se na mesma direção numa rua sem nome até a Rua Santo Antônio, sendo que os moradores desta rua farão parte da Paróquia São José Operário; toma então a direção sul pela Av. Aristides Ferreira de Melo, prolongando-se ao final desta rua numa linha imaginária sendo que os moradores desta rua pertencerão à Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de Patos de Minas, aos 16 de julho de 2002.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Santo Antônio – Urbana

• Comunidade Araçá – Rural

HISTÓRIA DO PADROEIRO

São José, revela com sua vida que Deus trabalha sem cessar na santificação de Suas obras

A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!” O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (Col 3,23-24).

São José Operário, rogai por nós!