Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 16 de abril de 2024

(34) 3825-2033

(34) 99875-2033

santaterezinha1967@gmail.com

“Fazemos saber que, de acordo com o que prescrevem os cânones 216 S1;471;1427 SS1 e2; 1428; levando em consideração as graves responsabilidades de nossa consciência na direção do rebanho que juramos apascentar em pleno exercício de nossa jurisdição ordinária; em virtude da faculdade a nós concedida pela Sagrada Congregação do Concílio, em data de 24 de setembro de 1965, de acordo com o Convênio estabelecido entre esta Diocese por nós representada e a Província dos Frades Menores Capuchinhos de Messina, na Itália, aqui representada pelo Revmo. Pe. Ministro Provincial, em data de 13 de abril de 1964; e ouvido o Conselho Diocesano. Havemos por bem desmembrar perpetuamente, como o fazemos por meio deste, da Paróquia de Santo Antônio da Catedral, o território e elevá-lo  à categoria de Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, nesta cidade de Patos de Minas, entregue “Pleno jure sed ad nutum Sanctae Sedis” ao convento dos Frades Menores Capuchinhos, e ereta na igreja da referida ordem, a qual, embora elevado à Matriz, continua propriedade da Comunidade Religiosa…”

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Em 1937 chegou a Patos de Minas Frei Odorico Resuttano e logo em seguida Frei Antônio de Gangi e Frei Leão de São Mauro, que formaram uma fraternidade na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Em março de 1937, conduzida pelo Frei Conrado de Troína, uma procissão com a imagem de Santa Terezinha do Menino Jesus saindo da Igreja do Rosário para a região periférica do Bairro Brasil.

Em 1940 foi adquirido um terreno no centro do Bairro e em 03 de maio do mesmo ano foi erguido o cruzeiro e no dia 13 do mesmo mês foi iniciada a obra da antiga Igrejinha.

Os anos de 1957 a 1966 foram de intensas atividades na edificação da nova Igreja e convento anexo. O envolvimento da comunidade, os esforços da fraternidade resultaram em obras magníficas. Entre os anos de 1964 e 1965 a nova casa foi habitada por Frei Bartolomeu de Geraci, Frei Damião de Geraci, Frei Antônio de Gangi, Frei Antônio de Caltavuturo, Frei Francisco de Uberaba; Frei João de Santo Estevão, Frei Felix de Conceição do Mato Dentro. Nessa época as obras de acabamento da nova igreja continuavam. Em 22 de julho de 1964 assinou a primeira provisão do vigário.

Em 30 de setembro de 1966 a Paróquia foi erigida verbalmente e criada oficialmente com a assinatura do Decreto de Criação da Paróquia, pelo Bispo Dom José André Coimbra, sendo nomeado seu primeiro Pároco, o Frei Antônio de Gangi, conforme registro em ata no livro do tombo da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Após o decreto da criação da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Patos de Minas vieram muitas missões.

Em 28 de dezembro de 2000 a Matriz de Santa Terezinha passou a fazer parte do acervo histórico e cultural de Patos de Minas, quando ocorreu o tombamento, através de Decreto assinado pelo então Prefeito Elmiro Alves do Nascimento e sendo Pároco na época o Frei Maurício Chagas Pinto.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Cristo Redentor – Urbana

• Comunidade Matriz Santa Terezinha do Menino Jesus – Urbana

HISTÓRIA DO PADROEIRO

Santa Teresinha do Menino Jesus, oferecia todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior

“Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897 dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!