Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 19 de abril de 2024

Igreja Matriz

Praça do Rosário, 02 - Centro Iraí de Minas

paroquia_irai@yahoo.com.br

O patrimônio constava de vinte alqueires de cultura e quarenta de campo, perfazendo, portanto, um total de sessenta alqueires; e foi doado pelo insigne benfeitor e fundador, João Vieira dos Santos, de saudosa memória.

Aos 18/07/1866 foi inaugurada a capela de Irai pelo padre Tristão de Mendonça Carneiro, Pe. David José Pereira e pelo Bispo Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo da diocese de Uberaba.

A capela foi benta pelo então Vigário da Bagagem Pe. João Carneiro, no ano de 1866, e recebeu o nome de Capela do Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, segundo a forte devoção do povo que ali residia.

A primeira capela foi aumentada e em condições tais que ficou servindo de Capela-Mor do pequeno templo que lhe sucedeu.

Alienação de uma parte desse patrimônio

Para subsidiar a construção do novo templo, Sua Excia o Sr.. Bispo Conde mandou publicar o seguinte edital:

Presbítero S.S. E.R., Vigário e Fabriqueiro da Paróquia de Nossa  Senhora d’Abadia de Água Suja, etc.      Por ordem de sua Excia. Revma o Sr. Bispo Diocesano, conde D. Eduardo Duarte Silva, faço saber a quem interessar possa que, pelo presente edital, ficam à venda para quem mais der, pelo prazo de trinta dias a contar de hoje, sessenta hectares e vinte ares de terras de cultura, já postas em capim, sitas no local denominado Jatubá, nos arrabaldes de Irahy, Capela Filial desta Paróquia de Nossa Senhora d’Abadia de Água Suja, município de Monte Carmelo de Minas Gerais. Estas terras pertencem por justo título à fábrica desta paróquia e foram doadas, pelo insigne e benemérito benfeitor João Vieira dos Santos, a benefício da Capela do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário do Irahy

O produto da venda, obtida a competente licença da Santa Sé, será empregado na construção da igreja que vai ser edificada neste povoado, cuja primeira pedra foi hoje benta com muita solenidade por sua Excia. o Sr. Bispo Conde.

Até as quatro horas da tarde do dia trinta de junho próximo futuro, todas as propostas interessadas na aquisição deste imóvel da mencionada fábrica, com valor declarado e não inferior a vinte contos de Réis (rs 20:000$000) deverão ser entregues ao Revmo. Vigário. As propostas devem vir fechadas, sem rasuras nem raspagens e escritas em português. As propostas serão abertas no dia quatro de julho futuro, ao meio dia, diante de todos os interessados e mais pessoas que se apresentarem  e será preferida a mais vantajosa e para os devidos efeitos lavrei o presente que assino.

Irahy, 30 de maio de 1920.

A Capela passou a ser Paróquia do dia 14/12/1997 às 20:00 horas com a Celebração Eucarística . Os párocos foram:

Pe. Douglas de Camargo Lima (14/12/1997 até 03/08/1999)

Pe. Orlando José de Oliveira (04/08/1999 até 15/01/2005)

Pe. Fábio Gonçalves Ferreira Sucupira (16/01/2005 até 26/02/2011)

Pe. Pedro César Lopes (27/02/2011 até 2017)

Pe. José Marcos dos Santos (05/02/2017 até dia atual)

Hoje ela faz parte da Diocese de Patos de Minas, a festa da nossa padroeira (Nossa Senhora do Rosário) acontece no segundo final de semana do mês de maio. As festividades religiosas ganharam muita força com o apoio do sacerdote e a organização do COPAE .

As pastorais estão dando exemplo de como trabalhar em grupo com união e compromisso (com ênfase as pastorais: catequética,  liturgia etc…) e assim como Jesus fez, pároco e paroquianos tentam “fazer da vida um serviço.”

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Matriz Nossa Senhora do Rosário – Urbana

• Comunidade Santa Cruz – Rural

HISTÓRIA DO PADROEIRO

Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V, em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nessa batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Dessa forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nosso e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história, também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: “Quero que saiba que, a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas – por isso, Rosário – é rezado praticamente em todas as línguas. E o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova