O patrimônio constava de vinte alqueires de cultura e quarenta de campo, perfazendo, portanto, um total de sessenta alqueires; e foi doado pelo insigne benfeitor e fundador, João Vieira dos Santos, de saudosa memória.
Aos 18/07/1866 foi inaugurada a capela de Irai pelo padre Tristão de Mendonça Carneiro, Pe. David José Pereira e pelo Bispo Dom Joaquim Gonçalves de Azevedo da diocese de Uberaba.
A capela foi benta pelo então Vigário da Bagagem Pe. João Carneiro, no ano de 1866, e recebeu o nome de Capela do Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, segundo a forte devoção do povo que ali residia.
A primeira capela foi aumentada e em condições tais que ficou servindo de Capela-Mor do pequeno templo que lhe sucedeu.
Alienação de uma parte desse patrimônio
Para subsidiar a construção do novo templo, Sua Excia o Sr.. Bispo Conde mandou publicar o seguinte edital:
Presbítero S.S. E.R., Vigário e Fabriqueiro da Paróquia de Nossa Senhora d’Abadia de Água Suja, etc. Por ordem de sua Excia. Revma o Sr. Bispo Diocesano, conde D. Eduardo Duarte Silva, faço saber a quem interessar possa que, pelo presente edital, ficam à venda para quem mais der, pelo prazo de trinta dias a contar de hoje, sessenta hectares e vinte ares de terras de cultura, já postas em capim, sitas no local denominado Jatubá, nos arrabaldes de Irahy, Capela Filial desta Paróquia de Nossa Senhora d’Abadia de Água Suja, município de Monte Carmelo de Minas Gerais. Estas terras pertencem por justo título à fábrica desta paróquia e foram doadas, pelo insigne e benemérito benfeitor João Vieira dos Santos, a benefício da Capela do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário do Irahy
O produto da venda, obtida a competente licença da Santa Sé, será empregado na construção da igreja que vai ser edificada neste povoado, cuja primeira pedra foi hoje benta com muita solenidade por sua Excia. o Sr. Bispo Conde.
Até as quatro horas da tarde do dia trinta de junho próximo futuro, todas as propostas interessadas na aquisição deste imóvel da mencionada fábrica, com valor declarado e não inferior a vinte contos de Réis (rs 20:000$000) deverão ser entregues ao Revmo. Vigário. As propostas devem vir fechadas, sem rasuras nem raspagens e escritas em português. As propostas serão abertas no dia quatro de julho futuro, ao meio dia, diante de todos os interessados e mais pessoas que se apresentarem e será preferida a mais vantajosa e para os devidos efeitos lavrei o presente que assino.
Irahy, 30 de maio de 1920.
PADRES QUE FAZEM PARTE DE NOSSA HISTÓRIA
01/07/1993 – Padre José Carneiro Borges Júnior – Vigário Paroquial
1997 – Pe. Douglas de Camargo Lima
1999 – Pe. Orlando José de Oliveira
13/01/2005 – Prot. B 002/2005 – Padre Fábio Gonçalves Ferreira Sucupira – Administrador Paroquial
08/12/2010 – Prot. B 024/2010 – Padre Pedro César Lopes – Pároco
08/12/2016 – Prot. B 047/2016 – Padre José Marcos dos Santos – Pároco
09/11/2022 – Prot. B 025/2022 – Padre Carlos Eduardo da Silva – Pároco