Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 23 de abril de 2024

Igreja Matriz

Rua Professor Olímpio dos Santos, 1008 - Centro Patrocínio

paroquiansradopatrocinio@yahoo.com.br

Em 1829, o arraial é elevado à categoria de curato, mantendo o nome de Nossa Senhora do Patrocínio. Em 1833, o capelão do curado é o Padre José Ferreira Estrela. Em 09 de março de 1839, a lei provincial no.114 cria a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e Padre José Ferreira Estrela é nomeado como seu primeiro vigário, permanecendo no cargo até 25 de março de 1862.

Do período de criação até 1931, a Paróquia esteve entregue aos padres do clero diocesano e aos agostinianos por duas vezes (nos períodos de 1900 a 1903 e de 1914 a 1916); de 1931 a 1994 ficou a cargo dos padres dos Sagrados Corações e atualmente se encontra novamente com o clero diocesano. em apenas dois anos (de 1933 a 1935) Pe Damião Kleverkamp, ss.cc. construiu a nova igreja matriz no local da velha.

A bela igreja de Santa Luzia veio em substituição à capela dedicada à mesma santa e teve término de sua construção em 1953.

A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio é a paróquia mãe da cidade de Patrocínio, pois dela vieram: Paróquia São Damião de Molokai, criada em 15/08/1994 e instalada em 08/09/1994; Paróquia Santa Terezinha, instalada em 08/09/1999; Paróquia São José , instalada em 08/09/2004, e Paróquia São João Paulo II.

A festa da padroeira inicia sempre em 30 de agosto com novenas em preparação e movimentação de barraquinhas, culminando com alvorada, procissão e celebração em ação de graças no dia 08 de setembro, dia instituído na lei municipal como feriado, uma vez que Nossa Senhora do Patrocínio é padroeira da cidade e não apenas da paróquia.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Malhadouro – Rural

• Comunidade Tejuco – Rural

• Comunidade Santa Luzia – Urbana

• Comunidade Matriz – Urbana

• Comunidade Morro Alto – Rural

• Comunidade Malhadouro – Rural

• Comunidade Tejuco – Rural

• Comunidade Santa Luzia – Urbana

• Comunidade Matriz – Urbana

• Comunidade Morro Alto – Rural

HISTÓRIA DO PADROEIRO

ORIGEM DA DEVOÇÃO

A devoção à Virgem Maria sob a invocação Nossa Senhora do Patrocínio tem sua origem na festa do “Patrocínio de Nossa Senhora”. Chama-se “Patrocínio”, em liturgia, a festa em honra de algum santo para venerá-lo e venerando-o agradecer-lhe sua proteção, intercessão, patrocínio; não se confunde com a festa principal daquele santo, por isso mesmo é celebrada em dia diferente. Duas foram as principais festas de “patrocínio”. O patrocínio de Nossa Senhora e o patrocínio de São José. Digo foram, pois, como veremos, no calendário litúrgico atual não se celebram mais festas da referida classe.

Foi na Espanha e em seus extensos domínios onde se começou a celebrar esta festa concedida a pedido do rei Felipe IV, pelo Papa Alexandre VII na bula Praeclara Christianissimi, de 28 de julho de 1656. Liturgistas dignos de créditos afirmam que se concedeu a festa em ação de graças pelas vitórias obtidas pela Espanha contra os sarracenos e contra os hereges; porém no texto da citada Bula se expressa claramente o motivo da petição que é simplesmente dar graças a Santíssima Virgem pelos múltiplos benefícios, quae ab illa accepisse pro affectu profitetur (o Rei). No princípio celebrava-se a festa, em geral, no terceiro domingo de novembro.

A devoção a esta festa foi-se propagando, a exemplo da Espanha. Bento XIII, em 03 de agosto de 1725, mandou celebrá-la em todo o Estado Pontifício, no segundo Domingo de novembro; logo se foi concedendo a muitas regiões e Dioceses para um Domingo de novembro que assinalasse o Ordinário do lugar; também as muitas ordens religiosas como as três ordens franciscanas, a Companhia de Jesus etc.

Os fundamentos teológicos da festa do patrocínio expõe-nos Bento XIV em sua clássica obra De Festis, livro II, cap.13. No tempo de Bento XIV planejou-se uma tentativa de reforma do Breviário e do Calendário litúrgico, e no plano já completamente redigido suprimia-se a festa do patrocínio além de muitas outras; mas não foi do agrado do Pontífice e a reforma não foi aprovada. Foi Pio X quem levou a cabo uma grande reforma litúrgica, forçando as Dioceses a abandonarem seus calendários particulares para usarem o da Igreja universal, com acréscimo somente das festas estritamente próprias de cada Igreja particular. Assim, a partir de 1915, desapareceu de todos os calendários litúrgicos dentre muitas outras, a festa do patrocínio de Nossa Senhora, sendo celebrada, desde então, somente no lugar e onde é titular de alguma igreja consagrada.

Fonte: https://igrejasaobenedito.com.br/nspatrocinio/