Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de outubro de 2021

Igreja Matriz

Av. Goiás, 1319 - Nossa Sra. de Fátima Monte Carmelo

pnsfatima1997@hotmail.com

Em 1960 foi doado o terreno para construção da igreja Nossa Senhora de Fátima, no local colocaram um cruzeiro e Monsenhor Inácio Cruch celebrava as missas e realizava as festas. Com a renda das festas e ajuda da comunidade construíram a igreja que ficou pronta em 1970.

No dia 08/12/1997, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi instituída Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a ajuda da comunidade foi ampliada, adquiriu novos bancos, altar. Em 2012 foram inaugurados o escritório paroquial e a casa paroquial. Os padres que passaram pela paróquia foram: Padre Gualter Pereira da Silva, Padre James Dean Caetano de Oliveira, Padre Edgar Gonçalves Caixeta, Padre Wesley Roberto Balbino, Padre Divino José Gonçalves, Padre Ronaldo Alves Ferreira, Monsenhor Izael dos Reis e Padre Marcelo Marins Gonçalves.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

HISTÓRIA DO PADROEIRO

A Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia

Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.

Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: “Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!