Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 28 de março de 2024

Av. Goiás, 1319 - Vila Nova Monte Carmelo/MG

pnsfatima1997@hotmail.com

DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DEFÁTIMA EM MONTE CARMELO – MG

De acordo com os cânones 515 e 518 do Código de Direito Canônico, e seguindo o que inspira o Concílio Ecumênico Vaticano II, em razão do crescimento do Município de Monte Carmelo, em termos populacionais e da crescente dificuldade pastoral para um melhor atendimento dos fiéis, FAZEMOS SABER QUE, ouvido o Conselho Presbiteral, cujos membros deram voto unânime e favorável, e, cônscio das graves responsabilidades do nosso MÚNUS PASTORAL no governo do rebanho que a Divina Providência nos confiou, havemos por bem, em pleno exercício de nossa jurisdição ordinária, criar por decreto, como de fato criamos a PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM MONTE CARMELO – MG, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Monte Carmelo – MG.

A população da nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Monte Carmelo – MG, é de aproximadamente 18,076 habitantes e sua área territorial é de 830 Km2 aproximadamente. À nova Paróquia é constituída de comunidades urbanas e rurais.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima terá os seguintes limites urbanos: partindo de leste para oeste, pertence à Nova Paróquia de Nossa Senhora de Fátima toda a parte que fica à direita, a partir do ponto de interseção da Rodovia MG – 190 com o Parque da Matinha ( Trevo da Matinha ) até às nascentes do Córrego da Matinha, Córrego Mumbuca, Av. Braulino Martins Mundim, sua continuação numa Rua “Sem Nome” e novamente Córrego Mumbuca até o encontro do mesmo com a Rodovia MG – 190. Os dois lados da Rua Braulino Martins Mundim, Situados ente Av. Romualdo Resende e Av. José Avelino, pertencerão à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Os dois lados da Rua “Sem Nome” sítuados entre Av. José Avelino e R. Alferes
Eusébio pertencerão à Paróquia Nossa Senhora do Carmo. À interseção entre o Córrego Matinha e Mumbuca é feita pela Barragem do DEMAE,

Tendo por limites rurais: a Rodovia MG -190, do seu lado direito, no sentido Romaria Abadia dos Dourados; e os limites do município de Monte Carmelo com os municípios de Romaria, Iraí de Minas, Patrocínio, Coromandel e Abadia dos Dourados.

Comunidades Urbanas: bairro Vila Nova ( Igreja Nossa Senhora de Fátima ) bairro Vila Dourada ( Capela São José ), bairro Jardim Oriente, bairro São Sebastião (Capela São Sebastião ), bairro Jardim Montreal ( Capela Sagrada Família ).

Comunidades Rurais: Brejãozinho ( Capela São Sebastião ), Buriti ( Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens ), Celso Bueno ( Capela Nossa Senhora Rainha da Paz ) Gonçalves ( Capela São Miguel ), Mateus ( Capela Santo Antônio ), Penedo ( Capela Nossa Senhora das Dores ), Perdizes ( Capela São Sebastião ), Tijuca (Capela São José).

Possa essa criação de uma nova Paróquia em Monte Carmelo facilitar um maior atendimento o nosso povo e proporcionar a todos nós um renovado ardor missionário na Evangelização.

Cúria Diocesana de Patos de Minas, aos 08 (oito) de dezembro de 1997, na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

+ João Bosco Óliver de Faria

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

HISTÓRIA DO PADROEIRO

A Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia

Segundo as memórias da Irmã Lúcia, podemos dividir a mensagem de Fátima em três ciclos: Angélico, Mariano e Cordimariano.

O Ciclo Angélico se deu em três momentos: quando o anjo se apresentou como o Anjo da Paz, depois como o Anjo de Portugal e, por fim, o Anjo da Eucaristia.

Depois das aparições do anjo, no dia 13 de maio de 1917, começa o ciclo Mariano, quando a Santíssima Virgem Maria se apresentou mais brilhante do que o sol a três crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha, compondo o Ciclo Cordimariano.

Em agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Algumas características em todos os ciclos: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: “Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!