Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 29 de março de 2024

Igreja Matriz

Praça Messias Matos, 522 - Centro São Gonçalo do Abaeté/MG

paroquia.nossasenhoraimaculada@bol.com.br

A ereção canônica da Paróquia de São Gonçalo do Abaeté deu-se por decreto de sua Excia Dom Manoel Nunes Coelho, Bispo Diocesano de Aterrado, hoje Diocese de Luz no dia 22 de janeiro de 1928 aqui era oficialmente até esta data Paróquia de São José do Canastrão, hoje a Paróquia de São Gonçalo do Abaeté pertence à Diocese de Patos de Minas/MG.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

• Comunidade Caraíba – Rural

• Comunidade Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Urbana

• Comunidade São Francisco – Urbana

• Comunidade Santo Expedito – Urbana

• Comunidade Lagoa do Canastrão – Rural

• Comunidade Caraíba – Rural

• Comunidade Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição – Urbana

• Comunidade São Francisco – Urbana

• Comunidade Santo Expedito – Urbana

• Comunidade Lagoa do Canastrão – Rural

HISTÓRIA DO PADROEIRO

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant’Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Mariaconcebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original”.

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!