Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 02 de maio de 2024

Igreja Matriz

Rua Vereador Antônio Inácio da Silva, 665 - Taquaril São Gotardo/MG

mdpmrosariosg@gmail.com

Decreto de criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário na cidade de São Gotardo – MG

De acordo com os cânones 515 e 518 do Código de Direito Canônico, e seguindo o que inspira o Concílio Ecumênico Vaticano II, em razão do crescimento da cidade de São Gotardo, da distância dos Bairros em questão até a sede paroquial e para um melhor atendimento aos fiéis, torna-se necessária a descentralização dos serviços paroquiais. Pareceu-nos bem, para tal objetivo, desmembrar a atual Paróquia São Sebastião, para formar a nova Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Portanto, FAZEMOS SABER QUE, ouvido o Conselho Presbiteral, cujos membros deram voto favorável, cônscio das graves responsabilidades dos nosso Múnus Pastoral no governo do rebanho que a Divina Providência nos confiou, havemos por bem, em pleno exercício de nossa jurisdição ordinária, CRIAR POR DECRETO, como de fato criamos, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de São Gotardo-MG.

A nova Paróquia Nossa Senhora do Rosário, fruto do desmembramento da Paróquia São Sebastião será geograficamente delimitada da seguinte forma:

A linha divisória com a Paróquia São Sebastião, nasce na esquina da Rua José Malica com a Rua Escrivão Francklin Barbosa de Castro seguindo até a Avenida Paulo Shimada, descendo pela Avenida Vereador Antônio Inácio sentido a Avenida 30 de Setembro na qual segue em linha reta até o final.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário é formada pelos Bairros: Alto Bela Vista, Saturnino Pereira I, II e III, Planalto Tancredo Neves, Taquaril, Boa Vista, Serra Negra, Lírios do Campo, Loteamento Jardim Europa, Loteamento Manancial, Loteamento São Sebastião e Boa Esperança.

Na Parte urbana pertencem à Paróquia as comunidades: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Abadia, Santa Luzia e São José.

Na parte rural pertencem à Paróquia as Comunidades: Campos Domingos Pereira e Vila Funchal.

Estabeleço que a Igreja Matriz da nova Paróquia seja a Igreja Nossa Senhora do Rosário, situada à Avenida Vereador Antônio Inácio da Silva, 685, Bairro Taquaril, na cidade de São Gotardo/MG, CEP; 38800-000.

Possa esta criação de uma nova Paróquia em São Gotardo, favorecer o melhor atendimento ao nosso povo, proporcionando a todo nós um renovado ardor missionário pela evangelização dos fiéis.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de Patos de Minas, aos 25 de outubro de 2023,
Memória de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

HISTÓRIA DO PADROEIRO