Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 26 de abril de 2024

Mês de Outubro

06/10/2021   .    Palavra do Bispo

A Igreja no Brasil apresenta cada mês uma temática para nossa reflexão e aprofundamento de nossa vivência da fé. E nos últimos meses tivemos temáticas que se complementam. No mês de agosto refletimos sobre as vocações, enfocando o chamado de Deus para os diversos serviços e ministérios na comunidade eclesial. Em setembro fomos convidados à escuta da Palavra de Deus. E nesse mês de outubro somos todos enviados em missão.

Iniciamos o Mês Missionário com o tema: “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Quer dizer que não podemos permanecer acomodados e indiferentes ao convite que recebemos do chamado à missão. Quer como pai ou mãe de família; quer como jovem; quer como religioso/a; quer como diácono; quer como padre ou bispo; somos todos chamados a viver o testemunho da nossa vocação.

O Papa Francisco escreve uma bela mensagem para o Dia Mundial das Missões e insiste no nosso compromisso missionário: “Como os Apóstolos e os primeiros cristãos, também nós exclamamos com todas as nossas forças; ‘Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos’ (At 4,20). Este apelo do Papa nos recorda ‘que tudo o que recebemos, tudo o que o Senhor nos tem concedido, ofereceu-nos para pormos a render, doando-o gratuitamente aos outros’.

Assim como recebemos a missão do Senhor, somos convidados a transmitir aos nossos irmãos. “Como os Apóstolos viram, ouviram e tocaram a salvação de Jesus (cf. 1Jo 1,1-4), também nós, hoje podemos tocar a carne sofredora e gloriosa de Cristo na história de cada dia e encontrar coragem para partilhar com todos um destino de esperança, esse traço indubitável que provém de saber que estamos acompanhados pelo Senhor”.

Na medida que experimentamos essa presença amorosa de Deus em nossa vida, não podemos ficar fechados em nós mesmos, mas sentimo-nos impelidos para levar essa nossa alegria do encontro com

Deus, para partilhar com os irmãos. Missão é testemunho daquilo que vimos e ouvimos; é proclamar com a própria vida aquilo que experimento no encontro pessoal com Jesus.

Neste mês missionário, queremos recordar, de modo particular, inúmeros irmãos, cujo testemunho de vida nos ajuda a renovar o nosso compromisso batismal de sermos discípulos generosos e jubilosos do Senhor. Deixemo-nos contagiar pelo ardor missionário de muitos que ainda hoje tem coragem de sair de suas terras par ir em missão.

“Maria, a primeira discípula missionária, faça crescer em todos os batizados o desejo de ser sal e luz nas nossas comunidades (cf. Mt 5,13-14).

Dom Frei Claudio Nori Sturm
Bispo da Diocese de Patos de Minas/MG