Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 24 de abril de 2024

Advento e Natal: tempo de esperança e alegria

09/12/2021   .    Palavra do Bispo

Estamos vivendo um tempo especial na liturgia da Igreja, o Advento. É o tempo que nos prepara para a celebração da vinda do Senhor, que se apresenta em dois momentos e movimentos distintos, a Parusia que é segunda vinda do Senhor no fim dos tempos e a sua primeira vinda na Encarnação que  nos recorda a manifestação do amor de Deus na história da Salvação .A  segunda vinda nos projeta para o futuro, e nos  chama a observar os sinais de Deus em vista da vinda definitiva no fim dos tempos.

O tempo litúrgico nos apresenta esta dinâmica especial através das leituras bíblicas que descrevem toda a ação de Deus na história. Este tempo convida-nos à esperança. Não se trata de uma esperança passiva, mas ativa e comprometida com a vinda do Senhor. Quem nos acompanha neste tempo litúrgico é o profeta Isaías, chamado também o profeta da esperança. O que caracteriza esse tempo é a visão otimista e positiva, que nos leva a olhar além das dificuldades que encontramos no dia a dia. Assim, neste tempo do advento, somos convidados a deixar brilhar a luz da esperança da qual nos fala o profeta Isaías.

Ter esperança é acreditar que as coisas poderão melhorar, apesar das nuvens escuras que cobrem nosso horizonte. As trevas darão lugar à luz que vai se aproximando à medida que caminhamos ao encontro do Senhor que vem. Já podemos vislumbrar a luz de um tempo novo que em breve se atualizará no Natal do Senhor.

Em preparação a esta festa, a Palavra de Deus especialmente, proferida pelo profeta Isaías, nos alenta com imagens e símbolos de esperança. Tivemos oportunidade em ver este novo tempo comparado a um banquete de ricas iguarias, no qual todos poderão participar; foi comparado também com uma cidade fortificada, onde todos se sentirão seguros; em outro lugar Isaías nos brinda com a imagem de um jardim, um lugar de paz e tranquilidade. Coisas maravilhosas estão por acontecer; mãos e joelhos enfraquecidos ficam fortes; pessoas deprimidas ganham ânimo e coragem; cegos enxergam e surdos começam ouvir; aleijados caminham sem nenhuma dificuldade; mudos falam e águas brotam nos lugares desertos e ressequidos; terra árida se transforma em lago; plantas crescem em lugares antes desertos, e tantas outras coisas maravilhosas e inenarráveis são anunciadas por Isaias para indicar esse tempo novo que vem chegando.

Acreditando nesta boa notícia, caminhemos firmes na preparação para esta grande festa do nosso calendário litúrgico. Sigamos com fé a Luz que está para chegar. Dois elementos importantes não podem nos faltar em nosso caminhar para o Natal do Senhor: a fé e a esperança. Preparemo-nos com o coração renovado e cheio de esperança para acolher Jesus e celebrar com alegria o seu nascimento.

Este novo tempo que nos fala de Deus que ama os seres humanos; por isso, Ele não nos deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas envia “um menino” para nos apresentar uma proposta de vida e liberdade. Nas “trevas” da Noite, queremos vislumbrar a chegada do “menino Deus” que veio para ser a “Luz” de todos os Povos.

Desejo a todos um Feliz e Santo Natal e que Sua Luz nos encha de alegria e esperança para o Ano Novo que vai chegar.