Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 20 de abril de 2024

Seminário Maior “Dom José André Coimbra”

01/09/2021   .    Seminário Maior

WhatsApp    Instagram    YouTube

O Seminário Maior Dom José André Coimbra é a casa de formação dos futuros presbíteros da diocese de Patos de Minas/MG, na qual os jovens candidatos ao sacerdócio estão aptos a ingressar após concluírem a etapa propedeuta, realizada no Seminário Menor Monsenhor Josias Tolentino de Araújo, em Patrocínio/MG.

Localizado no coração da cidade patense, a instituição foi inaugurada em 1997, tendo sido planejada e construída durante o pastoreio do então bispo Dom João Bosco Óliver de Faria, em substituição ao antigo Seminário Maria Imaculada, de Araxá/MG.

Atualmente, além de receber os candidatos ao sacerdócio da diocese de Patos de Minas, o Seminário também acolhe os seminaristas das dioceses de Januária/MG e de Parintins/AM.

A estrutura formativa do Seminário Maior é composta pelo Discipulado, etapa que engloba os três primeiros anos de formação e os estudos filosóficos, e a Configuração, correspondente aos quatro últimos anos, incluindo os estudos teológicos.

A espiritualidade, bem como os pilares acadêmico, pastoral e humano-afetivo, são as dimensões trabalhadas durante o processo formativo, sob orientação dos padres formadores e do bispo diocesano, valorizando o indivíduo como um todo em seu desenvolvimento.  Dentro do Seminário o jovem é convidado a gestar um coração de pai, à semelhança do Bom Pastor, para que –  se for conforme sua vontade, a de Deus e da Igreja – seja ordenado sacerdote, “escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus” (Hb 5, 1).