Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 25 de abril de 2024

Cardeal dom Orani Tempesta motiva os cristãos para a celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã

27/05/2022   .    Notícias da Igreja

Organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) a ser celebrada este ano, de 29 de maio a 5 de junho, tem o tema: “Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, tendo como base o versículo 2, do capítulo 2, do Evangelho de Mateus. Na tradução da Bíblia publicada pela CNBB: “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo”.

De acordo com o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani João Tempesta, em artigo publicado no portal da CNBB, o  trecho do evangelho de Mateus recorda que o aparecimento da estrela no céu – que apontou o nascimento de Jesus –  significa um sinal de esperança e que todos os povos devem buscar laços de paz e se unir através de seu nascimento.

“Esse astro é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade. No céu de nossas vidas sempre haverá uma luz a nos indicar o caminho para adorar Jesus Cristo, o Senhor”, reflete.

A SOUC, no hemisfério sul, é celebrada sempre na semana de Pentecostes. O cardeal recorda que a semana ocorre na semana de Pentecostes pois pede-se ao Divino Espírito Santo as luzes necessárias para que todos os cristãos sejam um. “Esse é o desejo de Jesus, Ele veio para unir os povos em seu nome”, escreveu.

Dom Orani reforça que os cristãos são chamados a ser sinais de unidade no mundo. Segundo ele, Deus é amor e quer que nos amemos uns aos outros. “Os cristãos são chamados a ser um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade. Que todos sejam um, como é o desejo de Jesus e que mesmo na diversidade de religiões, raças e línguas, estejamos unidos pela fé em Cristo e construamos uma sociedade mais justa e fraterna”, exortou.

Sobre o tema deste ano, o cardeal aponta que a estrela que surge no céu significa que a esperança nasceu e conduz os magos para irem adorar o Menino Jesus. Esse astro que nasceu é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade.

“O nascimento de Jesus indica que todos os povos devem se unir e prostrar-se diante d’Ele. Ele nasceu para todos os povos, e depois Ele morre na cruz por toda a humanidade para fazer todos os povos um só povo. Ao enviar o Espírito Santo, Ele envia sobre os discípulos e, também, para todos, e que pela ação do Espírito Santo, todos os povos fossem um”, escreveu.

No hemisfério Sul, as Igrejas celebram, tradicionalmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de Pentecostes, sugerido pelo movimento fé e ordem, em 1926, que é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No hemisfério Norte, o período tradicional para a celebração da Semana de Oração pela Unidade Cristã aconteceu no período de 18 a 25 de janeiro.

Programação da SOUC pela Igreja no Brasil:

Cartaz SOUC 2022

No Brasil, as comunidades se preparam para viver a semana. Em Brasília (DF), a abertura da SOUC será na Catedral Anglicana de Brasília, dia 30 de maio, às 19h.

Na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o Vicariato Episcopal para Ação Missionária (VEAM), em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC-MG) e com a Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo organizou uma programação extensa com celebrações ecumênicas, rodas de conversa, live e encontros ecumênicos marcarão a vivência da SOUC 2022. Confira a programaçãaqui.

arquidiocese de Salvador (BA) também organizou uma programação com celebrações e eventos em toda semana junto com  a Igrejas Luterana, Presbiteriana Unida, Igreja Romana, Aliança de Batistas, Anglicana. A celebração de abertura aconteceu dia 21 de maio, na paróquia de Salvador da Igreja Luterana, às 18h.

Na arquidiocese de Curitiba (PR), a Comissão Arquidiocesana do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CAEDIR), em parceria com Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR (NEIR), promovem a SOUC de 29 de maio a 5 de junho com orações e reflexões entre as Igrejas Cristãs. “Nesses dias além rezarmos juntos, vamos partilhar o que temos de mais belo em nossa fé, o amor”, afirma a representante do NEIR, Eva Gislane. Confira a programação aqui.

diocese de São José dos Campos (SP) estimulou as paróquias a realizarem, durante a SOUC, os encontros sugeridos pelo subsídio do CONIC realizar: 1º Encontros Ecumênicos com as Igrejas Evangélicas do território paroquial; 2º Utilização do material nas celebrações próprias da comunidade, inserindo-o na liturgia; 3º Incentivo dos seus membros a rezarem, pessoalmente, pela “unidade” do Corpo de Cristo como dom do Espírito Santo. Confira a programação aqui.

Foto da capa: Dia de Oração pelo Líbano reuniu lideranças das Igrejas do Oriente Médio no Vaticano

Saiba mais:
Comunidades se preparam para viver a Semana de Oração pela Unidade Cristã, de 29 de maio a 5 de junho – CNBB
Conic disponibiliza e-book gratuito preparatório à Semana de Oração pela Unidade Cristã 2022 – CNBB