Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 29 de março de 2024

Siga nossas Redes Sociais

Atualizadas as normas sobre os delitos reservados à Congregação para a Doutrina da Fé

08/12/2021   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

As “Normae de delictis contra fidem necnon de gravioribus delictis” foram modificadas. Mais um passo na direção tomada pelo Papa contra os delitos mais graves que ferem a Igreja.

O Papa Francisco promulgou, nesta terça-feira (07/12), uma nova versão das “Normas sobre os delitos mais graves reservados à Congregação para a Doutrina da Fé”, os “delicta graviora”, que ferem a Igreja de forma particular. O texto promulgado em 2001 por João Paulo II e já emendado em 2010 por Bento XVI foi modificado e atualizado.

Ouça e compartilhe

Os delitos contemplados pelas normas permanecem os mesmos. Em relação às mudanças feitas, primeiramente as normas foram harmonizadas com o Livro VI do Código de Direito Canônico promulgado em maio de 2021: houve uma adaptação recíproca e a inserção nas normas de novos cânones.

Em segundo lugar, foram incluídas as numerosas medidas normativas de vários tipos emitidas sobretudo a partir de 2016 até hoje, por exemplo, o motu proprio “Como uma mãe amorosa”, o motu proprio “Vos estis lux mundi” e os dois rescritos de dezembro de 2019 – finalizados a uma proteção penal mais segura e incisiva dos maiores bens da Igreja: a fé, a santidade dos sacramentos, a vida das pessoas vulneráveis que têm meios limitados de proteção, menores e adultos com um uso habitual imperfeito da razão.

Em terceiro lugar, a atualização das normas visa melhorar a ação penal da Igreja sobre os crimes reservados à Congregação, inclusive os mais graves contra a moral e a celebração dos sacramentos, reajustando a práxis às normas dos últimos anos. Por exemplo, as regras de 2010 priorizaram o processo judicial, deixando o extrajudicial, também denominado “administrativo”, como exceção. Agora, em vez de definir uma norma e a outra exceção, dando prioridade à primeira, a segunda também está incluída na práxis. Torna-se norma (e não mais apenas práxis) a possibilidade de decretar a demissão de ofício do estado clerical, sem processo, mesmo para os casos contra a fé, como, por exemplo, o de um padre que se une a uma comunidade cismática fugindo do processo.

Como já mencionado, as normas de 2021 não introduzem nenhum novo delito reservado à Congregação para a Doutrina da Fé, mantendo a tipificação dos crimes inalterada.

As modificações introduzidas dizem respeito principalmente a aspectos de procedimento, com o objetivo de esclarecer e facilitar o correto andamento da ação penal da Igreja para a administração da justiça.

Eis a síntese das alterações mais importantes introduzidas no texto normativo:

1. Foram atualizados os cânones com base no Livro VI do CIC, que entra em vigor em 8 de dezembro de 2021;

2. Foram incorporadas as modificações normativas introduzidas pela Rescripta ex Audientia SS.mi de 3 e 6 de dezembro de 2019;

3. Foi feita uma distinção mais clara entre o processo judicial (cân. 1721 CIC e cân. 1472 CCEO) e o procedimento por decretum extra iudicium (também chamado ‘extra-judicial’: cân. 1342 § 1 e 1720 CIC e cân. 1486 CCEO), que não parecia estar suficientemente destacado no texto anterior;

4. Também está prevista a possibilidade de remeter diretamente à decisão do Papa, em relação à demissão ou deposição do estado clerical, junto com a dispensa da lei do celibato e – quando apropriado – os votos religiosos, também os casos graves de delitos contra fidem (art. 2);

5. Também foram modificados os prazos de apresentação do recurso após a sentença de primeira instância (de um mês para 60 dias), de forma a uniformizar o procedimento judicial com o extrajudicial, tendo em vista que a legislação anterior que diferenciava os termos frequentemente induziu ao erro, com consequentes repercussões negativas no direito de defesa;

6. Se estabelece a necessidade de um patrono que auxilie o acusado na fase de julgamento, cláusula já presente no Regulamento do Colégio para o exame dos recursos em matéria de delicta graviora (art. 6), de modo a garantir ainda mais o direito de defesa do acusado.

Fonte: Vatican News
Foto: Vatican Media

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184