Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 22 de abril de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Padre Marcelo Marins Gonçalves

Compartilhe

Administrador Paroquial

Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Monte Carmelo/MG

Data de Nascimento:

26/12/1978

Natural:

Patos de Minas/MG

Pai:

Claudemiro Roberto Gonçalves

Mãe:

Elaine Maria Marins Gonçalves

Ordenação Diaconal:

25/04/2010

Ordenação Presbiteral:

25/06/2011

Bispo Ordenante:

Dom Frei Antônio Roberto Cavuto

BIOGRAFIA:

Nasci no dia 26 de dezembro de 1978, na cidade de Patos de Minas. O sétimo filho de Claudemiro Roberto Gonçalves (Nego Roberto) e Elaine Maria Marins Gonçalves. Minha família é da zona rural de Patos de Minas, precisamente da Comunidade Rural de Boassara, onde fui criado até os meus 13 anos, quando me mudei para a cidade para completar meus estudos. Na Boassara, entre as brincadeiras como os amigos e nos trabalhos com meu pai e minha mãe, aprendi a ter gosto pela natureza: o verdejar das árvores, a brisa fria dos dias nublados, a beleza e a força das grandes nuvens e tempestades, o amarelo alegre dos ipês floridos, a paciência e mansidão das vacas, o frescor dos córregos e cachoeiras, o cantarolar bonito dos passarinhos.

Devo à minha mãe Elaine, a instrução religiosa, aprendi com ela que a fé não é desligada da ação concreta em favor dos mais pobres. Porém, quando me mudei para a cidade, eu não ia à igreja, não rezava, não queria saber de Deus. Mas, foi justamente por causa de um convite de minha mãe para fazer a Crisma que eu iniciei meu caminho de volta a Ele, tinha entre 16 e 17 anos…. Hoje, lembro-me que quando criança pensava em ser astronauta! Acha extraordinário poder levar o ser humano para o espaço, a lua, a Marte. Que maravilha: viagens espaciais… esse era meu sonho de menino: ser astronauta, poder viajar e levar as pessoas para o espaço. Mudei muito minha opção, não é?! Mas, eu digo: eu não quero ser astronauta, mas, eu ainda quero ir para o Céu e levar muita gente para lá.

Dizem que no princípio Deus fez um jardim e que caminhava por ele. A teologia diz da onipresença de Deus em todas as coisas, isto é, Deus está em todos os lugares. Penso, porém, que de todos os lugares, Deus prefere os jardins… E foi justamente em um jardim que eu encontrei Frei Luiz Mendes, primeiro frade capuchinho que conheci, no jardim dos Capuchinhos de Patos de Minas. Era meados de 1997, naquela época em muitos colóquios, expunha a ele minhas dúvidas e perguntas. Eu era alguém em busca de Deus…

E assim, encantado por seguir Jesus e seus ensinamentos ao exemplo de Francisco de Assis, em fevereiro do ano 2000 eu entrei no Seminário dos Frades Capuchinhos de Minas Gerais. Em outubro de 2001 iniciamos o Noviciado, tivemos a graça de fazê-lo no próprio convento de Patos de Minas. Fizemos os primeiros votos aos 04 de outubro de 2002, quando fomos designados para Belo Horizonte a fim de fazermos os estudos de Filosofia e Teologia. Terminados os 8 longos anos de estudos (Filosofia e Teologia) em Belo Horizonte, fui designado para morar em Uberlândia, trabalhando na Creche Comunitária Santino e como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião. Tempo de crescimento e descoberta de um novo modo de ser.

Fui ordenado padre no dia 25 de junho de 2011, na Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus, na minha cidade natal, com o lema: Por Cristo, Com Cristo, em Cristo! Naquela ocasião disse ao meu pai, Nêgo Roberto, a importância dele em minha vida. Eu escolhi a Parábola do Semeador como ícone e Evangelho da minha ordenação, porque aprendi a semear com meu pai. Na zona rural, ele e eu saímos pelos campos e pastos para trabalhar, e o meu pai sempre levava consigo, no bolso da camisa ou nas “gibeiras” do arreio sementes de braquiária. Lembro-me de vê-lo sair semeando pelos caminhos. Meu pai nunca perdia a oportunidade de semear. E foi ele que aprendi a dinâmica do ser semeador.

Hoje, se vocês me perguntarem qual é minha profissão, posso responder que é a mesma do meu pai! Sou semeador! Meu pai semeava sementes de braquiária, eu quero semear Deus! Quero, assim como o meu pai, levar sempre nos bolsos do meu coração, ou nas gibeiras da minha vida e dos meus gestos, sementes de Deus! Semearei por onde eu passar. Quero ser padre semeador de boas coisas, semeador de Paz e Bem! Semeador de Deus. E assim como meu pai, nunca quero perde a oportunidade de semear. E semearei sempre: Por Cristo, Com Cristo, Em Cristo!

No ano de 2013 fui designado para morar na casa de preparação dos jovens noviços em Teresópolis, estado do Rio de Janeiro. Lá eu trabalhava com vice formador e cooperador pastoral na Capela Nossa Senhora de Fátima. Fiquei apenas um ano lá e novamente fui transferido para a cidade de Governador Valadares-MG, onde no triênio 2014, 2015, 2016 pude trabalhar com o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia. Um tempo agraciado por Deus, que com a ajuda e a participação de muitos paroquianos conseguimos realizar muitas obras.

No final do ano de 2016 fui nomeado pároco da Paróquia São Félix de Nicosia e Santuário Nossa Senhora de Fátima em Poços de Caldas, sul de Minas. Uma paróquia com poucos anos de criação, mais com fiéis fervorosos e participativos. Lá celebramos juntos os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima, quando tivemos a oportunidade de conhecer melhor sua mensagem e aumentar nossa devoção a Beatíssima Virgem Maria.

Neste ano, aprofundei a reflexão de poder voltar a Diocese de Patos de Minas e trabalhar como padre, servindo ao povo desta região. Estar na Diocese de Patos é também para mim uma oportunidade para que eu esteja mais próximo dos meus pais, irmãos e irmãs, parentes e amigos. Sinto que é o momento de dar mais um passo nessa caminhada de fé para ser mais fiel a vontade de Deus e a minha realização pessoal. Então, em conversa com Dom Cláudio Nori Sturm ele me propôs vir como Administrador Paroquial para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Monte Carmelo, o que aceitei com o alegria e gratidão.

strong>Postulantado: 10/02/2000 em Patos de Minas/MG
Formador: Frei Adilson Gonçalves

Noviciado: 04/10/2011 em Patos de Minas/MG
Mestre de Noviços: Frei Joaquim Nepomuceno Filho

Primeira profissão: 04/10/2002 na Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus em Patos de Minas/MG

Curso de Filosofia: Bacharelado e Licenciatura: 08 de dezembro de 2005; ISTA- Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte/MG.
Diretor: Padre Cleto Caliman.

Profissão Perpétua: 14/09/2008 - Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia em Belo Horizonte/MG.
Ministro Provincial: Frei Éderson Queiroz.

Ordenação diaconal: 25/04/2010 - Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia em Belo Horizonte/MG, sendo o celebrante Dom Frei Antônio Roberto Cavuto, OFMCap.

Teologia - Bacharelado: 03 de dezembro de 2010. ISTA - Instituto Santo Tomás de Aquino / Curso reconhecido pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.
Diretor: Padre Manuel Godoy.

Ordenação Presbiteral: 25 de junho de 2011, Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus em Patos de Minas/MG, sendo o celebrante Dom Frei Antônio Roberto Cavuto, OFMCap.
01/05/2010 - Diácono da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Belo Horizonte/MG. Arquidiocese de Belo Horizonte, Bispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo

02/02/2011 - Diácono da Paroquial da Paróquia São Sebastião, Uberlândia/MG. Diocese de Uberlândia, Bispo Dom Paulo Francisco Machado

01/07/2011 - Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião, Uberlândia/MG. Diocese de Uberlândia, Bispo Dom Paulo Francisco Machado

01/11/2012 - Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio do Paquequer, Capela Nossa Senhora de Fátima, Teresópolis/RJ. Diocese de Petrópolis, Bispo Dom Gregório Paixão, OSB

09/02/2014 - Pároco da Paróquia Santa Rita e Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, Governador Valadares/MG. Diocese de Governador Valadares, Bispo Dom Werner Franz Siebenbrock, SVD/Dom Antônio Carlos Félix

02/11/2016 - Pároco da Paróquia São Félix de Nicosia e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Poços de Caldas/MG. Diocese de Guaxupé, Bispo Dom José Lanza Neto

08/12/2017 – Prot. B 035/2017 – Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em monte Carmelo/MG

10/03/2020 - Prot. B 005/2020 - Assessor Diocesano da Pastoral do Dízimo

30/11/2020 – Prot. B 044/2020 – Assessor Diocesano dos Grupos de Reflexão Bíblica
2003 a 2010 - Cooperador Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Belo Horizonte/MG

2004 a 2007 - Membro do Conselho de Orientação Vocacional da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais

2006 - Professor de Filosofia no Colégio São Francisco de Assis, Belo Horizonte/MG

2007 a 2008 - Diretor das Obras Sociais Senhora de Pompéia, Belo Horizonte/MG

2008 a 2010 - Secretário Provincial da Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

2011 a 2012 - Formador do Posnoviciado de Filosofia, Uberlândia/MG

2011 a 2012 - Diretor da Creche Comunitária Santino, Uberlândia/MG

2013 - Vice mestre de Noviciado, Teresópolis/RJ

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388, Centro Patos de Minas - MG - CEP: 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184