Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 01 de maio de 2024

Pai:

Antônio Mariano Sobrinho

Mãe:

Divina Caporale Mariano (In memoriam)

Ordenação Diaconal:

20/10/2000

Ordenação Presbiteral:

03/02/2001

Bispo Ordenante:

Dom João Bosco Óliver de Faria

CONHECENDO O PADRE

O amor me amou, e chamou-me a existência. Ele pronunciou meu nome e me escolheu para ser seu sacerdote.

Nasceu com sete meses de gestação, em 24 de Maio de 1968, na cidade de Araguari/MG.

Seu pai: Antônio Mariano Sobrinho, sua mãe Divina Caporale Mariano, suas irmãs Beatriz Caporale Mariano, Rosana Caporale Mariano, Luciana Caporale Mariano, Juscelino Mariano Caporale e sua avó materna: Maria Francisca de Lima.

Sua vocação foi sendo anunciada através de sinais. A 1º pessoa responsável em sua vida religiosa foi sua avó materna (Maria Francisca de Lima, que ensinou a ter Deus em 1º lugar). Nos anos de 1980 a 1984, dedicou-se aos estudos e se afastou de Deus. Em 1989, conheceu um Missionário Orionita, que visitou sua sala do curso de contabilidade, que o tocou fazendo procurá-lo. Recebendo uma revista do missionário ele guardou por dois anos sem se quer olhar. Depois da Contabilidade, ele começou a fazer curso técnico em administração. O tempo foi passando e ele começou a frequentar as missas dos jovens aos sábados, e conversando com o padre sobre suas dúvidas quanto a sua vocação ele lhe orientou a participar das celebrações da Semana Santa, Juscelino teve receio, mesmo assim foi.

Na quarta-feira da Semana Santa, aconteceu algo importante ao seu chamado; vendo o povo rezar e a homilia do Pe. Geraldo Magela, Juscelino se sentiu tocado e a sua conversão aconteceu. Perdeu a vontade de ouvir música e sair com os amigos. Não sabia o que estava acontecendo, queria perguntar ao Padre, mas não teve coragem. Mons. Vanderly que era Pároco em Coromandel pediu que o Juscelino ajudasse na celebração. Ele vestiu a túnica e foi. Durante a homilia pensou: “Ser Padre é um compromisso muito sério, um desafio. Como vou pregar o Evangelho num mundo globalizado. Sinto como uma gota no deserto. Já sei! Vou consagrar-me a Deus, mas não serei Padre. A partir desse momento serei irmão e entrarei para alguma congregação.” Na hora da consagração, olhando para o Corpo de Cristo, ouviu uma voz que lhe disse: “Vai chegar uma hora que não haverá ninguém para fazer a consagração, e aí?”

Sentiu que o próprio Jesus lhe dizia para não desistir da vocação. E a partir desse momento entregou sua vocação e a sua vida nas mãos de Deus.

Eis o teu servo… Faça-se em mim tua vontade.”

No dia três de fevereiro de dois mil e um, às dez horas da manhã, no Ginásio poliesportivo “Humberto Machado” em Coromandel-MG, juntamente com Leonildo Eustáquio da Silva, se tornaram sacerdotes eternamente.

MAIOR DESAFIO PARA SEGUIR A VOCAÇÃO

O maior desafio para seguir a vocação é procurar a cada dia renovar o sim a Deus, buscando superar os desafios e dificuldades que faz o meu crescimento. O desafio de não esquecer sempre e a cada dia de pedir a Deus o dom da caridade e a humildade para estar disponível ao serviço a Deus e aos irmãos. Ser instrumento do amor e da graça de Deus para o povo.

O QUE MAIS ME AGRADA NO EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO

É servir a Deus, à Igreja e ao povo. E também celebrar os sacramentos, pregar a Palavra e ser instrumento das bênçãos de Deus.

ESPIRITUALIDADE DE APOIO

Adoração ao Santíssimo, devoção a Nossa Senhora e também a Santa Terezinha do Menino Jesus e a oração da Liturgia das Horas.

Facebook   Instagram

Curso de Filosofia: De 1994 a 1996 - Seminário Maria Imaculada, em Araxá/MG, sendo reitor Padre Geraldo Magela de Almeida.

Curso de Teologia: De 1997 a 2000 - Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas/MG, sendo reitor Dom João Bosco Óliver de Faria.

Ministério Leitorato: 11/03/2000 - Seminário Maior Dom José André Coimbra, em Patos de Minas/MG, sendo o celebrante Dom João Bosco Óliver de Faria.

Ministério Acolitato: 13/04/2000 - Seminário Maior Dom José Coimbra, em Patos de Minas/MG, sendo o celebrante Dom João Bosco Óliver de Faria.

Ordenação Diaconal: 20/10/2000 - Ginásio AABB, em Patos de Minas/MG, sendo o celebrante Dom João Bosco Óliver de Faria.

Ordenação Presbiteral: 03/02/2001 - Ginásio "Humberto Machado", em Coromandel/MG, sendo o celebrante Dom João Bosco Óliver de Faria.
06/03/2001 – Prot. B 009/2001 – Vigário Paroquial na Paróquia São Pedro de Alcântara, em Ibiá/MG.

16/07/2002 – Prot. B 017/2002 – Pároco da Paróquia São Pedro de Alcântara, em Ibiá/MG.

21/03/2007 – Prot. B 010/2007 – Membro do Conselho de Assuntos Econômicos.

09/04/2007 – Prot. B 012a/2007 – Administrador Paroquial da Paróquia Imaculada Conceição, em São Gonçalo do Abaeté/MG.

15/05/2007 – Prot. B 014/2007 – Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Serra do Salitre/MG.

08/12/2012 – Prot. B 028/2012 – Pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Monte Carmelo/MG.

12/01/2014 – Prot. B 008/2014 – Pároco na Paróquia Imaculada Conceição, em São Gonçalo do Abaeté/MG.

22/11/2019 – Prot. B 032/2019 – Pároco na Paróquia Santa Cruz, em Cruzeiro da Fortaleza/MG.

08/12/2023 – Prot. B 025/2023 – Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Perdizes/MG.