Em 1843, o Padre Antônio Gonçalves de Andrade pregou a Primeira Missão Apostólica no Arraial, permanecendo aqui cerca de uma semana. Tendo em vista que já neste ano havia sido iniciada a nova igreja que hoje é a Igreja Matriz, em virtude de já contar com uma população bem acentuada parece que o progresso caminhou bem vagaroso, desde a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, ou seja, cerca de 80 anos.
A Igreja Matriz de São Francisco das Chagas começou a ser construída no ano de 1843 e já no ano de 1844 foi finalizada a construção, onde recebeu a primeira bênção no dia do nosso Padroeiro São Francisco (04/10/1844) pelo primeiro vigário Pe. Antônio Pinto Ribeiro. Mas antes da construção da nossa atual Igreja Matriz já existia uma pequena capela edificada mais ou menos no ano de 1763, que hoje totalmente restaurada com suas características originais se encontra em nossa paróquia com o título de Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário.
A Nova Igreja apesar de ser considerada grande e bem trabalhada, em seu estilo barroco e com seus altares trabalhados a mão, pelos mestres de ofício, ela foi construída muito rapidamente, pois a população estava esperançosa de se obter a condição de freguesia. As madeiras de grandes espessuras e dimensões usadas na construção foram retiradas das matas existentes na localidade e vizinhanças. Assim, em 04/10/1844, dia de São Francisco, o Padroeiro, foi procedida a Solene Consagração com muita festividade. Posteriormente, foi aumentada nas laterais quando teve nova consagração. E ao longo dos tempos recebeu muitas reformas perdendo assim um pouco de suas características originais.
A Paróquia passou a pertencer à Diocese de Patos de Minas aos 21/11/1959