CONHECENDO O PADRE
Olá, meu Deus. Aqui estou para Te agradecer. Hoje compreendo o Lema da minha ordenação: Senhor, a quem iremos? Só Tu tens Palavras de Vida Eterna (cf. Jo 6, 68). Só Tu tens Palavras de Vida Eterna que aquece o meu coração de fé e de esperança. Só Tu tens Palavras de Vida Eterna que faz com que eu compreenda as palavras ditas na minha ordenação: Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao Mistério da Cruz de Cristo. Inspirado por estas palavras, hoje quero pedi-Lo: Ajuda-me, Senhor, a confirmar em meu coração este bom propósito. Para que a minha resposta EU QUERO, não se transforme em voluntarismo estético (querer por querer) e, com o passar do tempo, infidelidade.
Outra vez me vejo só, com meu Deus
Não consigo mais fugir, fugir de mim
Junto às águas deste mar vou lutar
Hoje quero me encontrar
Buscar o meu lugar
O padre é padre para sempre. Ele é de Deus, só de Deus, para sempre. O padre é todo de Deus, no seu corpo, na sua mente e no seu coração. Ele é consagrado a Deus para sempre, por um amor eterno, numa resposta de amor ao Amor de Deus, que escolheu e que o chamou para o sacerdócio. O padre é de Deus, só de Deus, e para Deus, para sempre. O padre é alguém que escolheu amar o Criador, com todo o seu coração, com exclusividade e para sempre.
Vou navegar, nas águas deste mar
Navegar… eu quero me encontrar
Navegar… não posso mais fugir
Vou procurar, nas águas mais profundas
No mar… feliz eu vou seguir
Só amar, buscar o meu lugar
Sem dúvidas, sem medo de sonhar!
Deus dá a graça do sacerdócio, mas não tira do padre a sua humanidade, a sua fragilidade e nem a sua liberdade. O padre não perde o dom de ser portador da graça de Deus por causa de suas fraquezas.
Em Teologia se diz que o padre age na pessoa de Cristo: Cristo no padre e o padre em Cristo. Quanto mais santa for à pessoa do padre, mais clara aparece a presença de Cristo, que age por ele.
Ó Jesus, com fé eu te seguirei
Só contigo sou feliz, tu és em mim!
Teu espírito de amor criador
Me sustenta no meu sim
Me lança neste mar!
O padre é padre por aquilo que ele é e não por aquilo que ele faz. Quanto mais humano e mais perto do povo o padre estiver, mais ele serve a Deus. Quanto mais perto de Deus ele estiver, mais ele serve o povo. O bom padre tem que ser muito humano e muito de Deus. A grande razão do celibato na vida do padre é a de ser seguidor de Jesus Cristo, nos Seus ensinamentos e no Seu modo de viver.
Vivo a certeza desta missão
Já não posso desistir, voltar atrás
O padre ama o seu povo. Ama todas as pessoas que foram confiadas ao seu coração de pastor, mas sem se apegar a nenhuma delas. Ama e se doa a elas, mas sem se apegar a ninguém. Acolhe com igual carinho os pobres e ricos, as pessoas cultas e humildes, os santos e menos santos. Ser padre, é ser Pai da comunidade que lhe é confiada. Quem não é capaz de se sacrificar por alguém, jamais aprendeu a amar.
Mãe Maria, vem tomar minha mão
E me ajuda a ser fiel
Só cristo é luz e paz!
Não sou perfeito. Tenho falhas e fraquezas, mas tenho um amor muito grande a Jesus Cristo, à Sagrada Escritura, à Igreja e à Virgem Maria. Tenho uma certeza que guardo no meu coração: É Jesus Cristo que, com Seu poder age na pessoa do padre, oferecendo o sacrifício da Missa, perdoando os pecados, ungindo os doentes, batizando, abençoando o amor conjugal e fortalecendo os irmãos na fé, pela Palavra Sagrada.
Não quero ter a ilusão de ser perfeito. Preciso de Sua graça e de Seu perdão. Jesus Cristo o teu Amor me fez amar o Seu povo e a Sua Igreja. Peço a Sua ajuda, Jesus Cristo, quero abraçar a cruz da minha vocação e viver o silêncio do Horto da Oliveira, com firmeza na fé, na vida de oração e na Eucaristia.
Vale a pena se comprometer, para sempre, com Jesus Cristo, com Seu Evangelho e com Sua Igreja. Hoje quero renovar livremente como fiz no dia de minha ordenação sacerdotal, quero amar ao Pai, a Cristo e a Sua Igreja, com um amor de exclusividade total, para sempre, e sem esperar retribuição na Terra.