Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 30 de abril de 2024

Igreja Matriz

Praça São João Batista, 34 - Sebastião Amorim Patos de Minas/MG

paroquiasjbpatos@gmail.com

Em 12 de setembro de 1992, foi fundada a Paróquia São João Batista. Esta foi desmembrada das Paróquias Santo Antônio de Pádua e Nossa senhora da Abadia, sendo fundada pelo Bispo Dom João Bosco Óliver de Faria. Em 1999, foi lançada a pedra fundamental para a construção da Igreja Matriz São João Batista, sendo presidida pelo Bispo Dom João Bosco Óliver de Faria.

Durante esse período os seguintes padres passaram por nossa paróquia:

Padre Vicente Ferreira de Lima (Pároco-1993),

Padre João Batista da Silva (Administrador Paroquial-1993),

Padre José Moreira de Melo (Vigário-1994),

Padre João Batista da Silva (Pároco-1994),

Padre Vanderci Ataíde Santana (Administrador Paroquial-1995),

Monsenhor José Magno do Nascimento (Pároco-1996),

Padre James Dean (Pároco-2002),

Padre Osvaldo Lopes de Camargos (Pároco-2004),

Padre Eudes José da Silva (Administrador Paroquial-2005),

Padre Fernando Antônio Coelho (Administrador Paroquial-2005 e Pároco-2007),

Padre Roberto Cristino de Oliveira (Administrador Paroquial-2012),

Padre Sizenando Roberto de Oliveira (Pároco-2012),

Padre Ezequiel Macedo Galvão (Pároco-2016),

Monsenhor Vanderly Francisco de Sousa (Vigário-2016 e Administrador Paroquial-2018),

Padre Lucas Espedito Machado (Pároco-2019),

Padre Marcelo Ribeiro de Andrade (Vigário-2019),

Padre Cleber Faria Silva (Vigário Paroquial – 2019).

No território da Paróquia São João Batista, está localizado o Seminário Maior Dom José André Coimbra e a Congregação das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico – Casa das Meninas.

Fazem parte da Paróquia 10 comunidades, sendo 2 urbanas e 8 rurais. A Paróquia é composta por 9 bairros.

COMUNIDADES DA PARÓQUIA

HISTÓRIA DO PADROEIRO

João Batista, grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados

Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho. Estudiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração.

Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: “João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.

Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

São João Batista, rogai por nós!