Em 1920, foi demolida a pequena capela existente e, aos 14 de agosto de 1926, foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja, pelo Cônego Manoel Fleury Curado. Aos 21 de Janeiro de 1929 a Igreja foi benzida e confiada ao culto. Em 1937 a Igreja foi confiada aos frades capuchinhos na pessoa do Frei Odorico. Nela celebravam-se missas, batizados e faziam-se encomendações. Nessa época existia um só movimento, os Vicentinos. Substituindo o Frei Odorico, assumiu a capela o Pe. João Maria Valim que além de dar assistência aos vicentinos, fundou a associação dos Rosarianos, que se reuniam no primeiro domingo de cada mês para a reza do Rosário e estudo das necessidades da Igreja, a pia União de Maria e catecismo das crianças. Realizavam as festas de São João e N. Sra. do Rosário. Aos 16 de março de 1948, capela foi elevada a Paróquia Nossa Senhora do Rosário pelo Bispo Dom Alexandre Gonçalves do Amaral. Assim, Pe. Clovis assumindo a nova Paróquia fundou a cruzada infantil e o Apostolado da Oração.
1949 – Pe. Tomaz Atílio Oliveira e Frei Damião de Geroci
1950 – Frei Rosário de Castelbueno
1960 – Pe. Geraldo Correa da Silva Loureiro – intensificou a devoção a Nossa Senhora com a reza do terço e a benção dos doentes.
1963 – Pe. Antônio Dias dos Reis
Todos os padres conservaram e apoiaram os movimentos e pastorais existentes. A partir de janeiro de 1967 a paróquia foi confiada aos padres claretianos. Pe. Antônio Bernardo Monteiro – construiu um templo maior no mesmo local. Com a transferência dos claretianos, foi nomeado pároco Monsenhor Izael dos Reis que permaneceu na paróquia de 1979 a 1988. Ele foi um padre muito dinâmico. Reformou a Igreja Matriz, construiu o Salão Nossa Senhora das Graças, terminou a construção da Igreja Nossa Senhora da Abadia, construiu o Salão São Benedito – Novo Horizonte, fundou o Lactário Dom José Coimbra, fundou a Associação de São José, Legião de Maria, EC.C., movimento de jovens, (J.A.C.) e M.E.C. do Rosário, Júri na comunidade N. Sra. das Graças e Ala Jovem na Abadia. Criou e apoiou a catequese infantil e de adolescentes em todas as comunidades.
1988/1989 – Pe. Vicente Paulo Alves e Pe. Jerônimo
1989/1990 – Pe. Fábio Ferreira Sucupira
1991 – Pe. Rui César de Mendonça
Dividiu a paróquia em 21 setores e implantou a Celebração Eucarística, novenas e grupos de reflexão nestes setores, nomeou coordenador de cada setor. Além de dinamizar, incentivar e apoiar as pastorais existentes, ele criou várias outras pastorais: Batismo, Família, Juventude, Esperança, Saúde, Dízimo, Liturgia, Legião de Maria, os ministérios, R.C.C. e Movimentos de Cursilhos.
1996 a 2002 – Pe. Armando Rosário Magalhães
2003 – Pe. José Roberto Ferrari
A partir de 2007, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário teve como Pároco Pe. Ezequiel Macedo Galvão que colaborou amplamente para a fundação da Cáritas (Instituição que beneficia a mãe e a criança carente), fundou, com a ajuda da Pastoral Familiar, o “Grupo Harmonia” que beneficia as pessoas maiores de 50 anos com atividades veiculadas aos cursos do UNIPAM, reformou não só a parte inferior de Centro Comunitário, mas também toda a Igreja que foi amplamente reconstruída e com a colaboração da comunidade em geral, está sendo erguido o Santuário da Medalha Milagrosa, situado no bairro Caramuru.
Após a saída do Padre Ezequiel Macedo Galvão, tornou-se pároco da Paróquia, Padre Geraldo Magela de Almeida e no ano de 2021, tomou posse o Monsenhor Vanderly Francisco de Sousa.