Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 13 de agosto de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Terceiro vídeo da série sobre a instituição do ministério de catequista conta com reflexão da irmã Aparecida Barboza

28/06/2022   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

Para auxiliar nos itinerários formativos de catequistas em vista da instituição do Ministério de Catequista, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou uma série de vídeos.  

Para esta última semana de junho foi divulgado o terceiro vídeo da série com uma reflexão feita pela irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, e membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética, o Grebicat.

No vídeo, a irmã Maria afirmou que ao instituir o ministério do catequista, o Papa Francisco fundamenta sua decisão nos textos bíblicos.

“Ele mostra que existe na Igreja desde as suas origens grandes variedades de serviços, tarefas e funções. Basta olhar as cartas Paulíneas, pois nelas constam diversidades de ministérios; aliás, os ministérios nasceram por causa da necessidade da comunidade”, salienta.

Entre esses serviços, conforme a irmã, estão o dos mestres que ensinam e educam na fé, que é equivalente ao que denomina-se hoje de ministério do catequista. “Veja que o ministério do catequista nasce do coração da Palavra de Deus e a ela se serve”, afirma.

Ainda segundo a irmã é curioso que a expressão ministério não aparece na Bíblia enquanto termo, mas aparece como função e serviço eclesial.

Veja, abaixo, a reflexão na íntegra:

A Série

Segundo o padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a proposta é que os catequistas assistam os vídeos em grupo ou em casa para que depois possam refletir com a coordenação da equipe de formadores da diocese ou paróquia. 

Os 12 vídeos serão colocados à disposição dos interessados. Eles estarão disponíveis no canal Catequese do Brasil, no YouTube, e nas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional). 

Saiba mais:

  1. SÉRIE DE VÍDEOS FORMATIVOS AUXILIAM CATEQUISTAS EM VISTA DA INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO DE CATEQUISTA;

  2. EM VÍDEO, COMISSÃO TRAZ REFLEXÃO SOBRE A MISSÃO DO CATEQUISTA À LUZ DA PSICOLOGIA E DA ESPIRITUALIDADE.

Fonte: CNBB

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184