Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 15 de agosto de 2022

Siga nossas Redes Sociais

Síntese da Fase de Escuta do Sínodo – Diocese de Patos de Minas

02/08/2022   .    Notícias da Diocese
Compartilhe

Foi divulgada a Síntese da Fase de Escuta do Sínodo 2021-2023 feita pelas Paróquias da Diocese de Patos de Minas.

Vivemos hoje um contexto de época singular e um momento, curiosamente paradoxal. Sem dificuldades, podemos afirmar que nunca houve tantas facilidades como na época atual. Com o avanço da ciência e da tecnologia, o mundo se tornou mesmo uma aldeia global. Os avanços alcançados pelo desenvolvimento cientifico e tecnológico, nos campos da biologia, da saúde e da vida principalmente, nos últimos cinquenta anos, têm colocado a humanidade diante de situações, até há pouco tempo, inimagináveis.

A Igreja, Povo de Deus, não pode deixar de olhar para a realidade complexa do mundo atual, mas, ao mesmo tempo, não pode ser protagonista do desânimo e da desesperança. Precisamos, pois, além de olhar e constatar a realidade com atenção e objetividade crítica, agir. Não podemos esquecer que a Igreja como “Mãe”, alimenta, e “Mestra”, ensina, é guiada pela luz e força do Espírito Santo, e não é a primeira vez que a Igreja presencia dificuldades e tempos difíceis.

O Papa Francisco, na encíclica Fratelli Tutti, nos convida a superar a cultura do descarte, do individualismo, do consumismo e da competição. Ele sublinha a urgência de uma cultura do encontro, da sinodalidade, do diálogo respeitoso às diferenças, da passagem da desconfiança e do ódio para o estilo de vida de contato, de pontes, do prazer de reconhecer o outro em seu direito de ser ele próprio e de ser diferente. E diante disso, alguns aspectos e tendências são urgentes de observação e discernimento para nós, servos e servas fiéis do “Evangelho da alegria”.

Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: o caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio.

A Igreja de Jesus Cristo, ao longo de sua história, concretizou muitos passos e aprendizados. Foi notadamente, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que ela percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus.

Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia (CNBB, 2021).

O conteúdo desta síntese diocesana foi organizado de acordo com as questões temáticas propostas. O objetivo foi transmitir adequadamente os diversos frutos, pontos de vista, alegrias e desafios da experiência sinodal e do discernimento do povo como forma concreta de contribuição na fase diocesana de escuta do Povo de Deus.

De outubro de 2021 a junho de 2022 tivemos um período para realizar o sínodo nas mais diversas comunidades rurais e urbanas das 46 paróquias que compõem a diocese de Patos de Minas onde tivemos um recolhimento de respostas e sínteses realizadas a nível paroquial, para enfim elaborarmos esta síntese apresentando os mais diversos frutos, alegrias e desafios.

Baixe o arquivo aqui

Pascom – Diocese de Patos de Minas

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184