Seja bem-vindo(a)! Patos de Minas, 18 de outubro de 2021

Siga nossas Redes Sociais

Sínodo: o Papa inaugura o caminho sobre sinodalidade com Missa dia 10 de outubro

06/10/2021   .    Notícias da Igreja
Compartilhe

A celebração na Basílica de São Pedro, às 10h da manhã, com a participação dos fiéis. No dia anterior, sábado 9 de outubro, um momento de reflexão na Sala Nova do Sínodo, incluindo trabalhos em plenário e grupos linguísticos, meditações e testemunhos.

A Missa do Papa na Basílica de São Pedro abrirá oficialmente o Sínodo sobre a Sinodalidade no Vaticano no próximo domingo, 10 de outubro. A celebração eucarística será precedida, no sábado, dia 9 de outubro, por um momento de reflexão na Sala Nova do Sínodo.

Trabalhos em plenário e grupos linguísticos

De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o programa do sábado incluirá trabalhos em sessão plenária e trabalhos em grupos linguísticos. Estarão presentes representantes do povo de Deus, entre delegados das reuniões internacionais das Conferências Episcopais e organismos assimilados, membros da Cúria Romana, delegados fraternos, delegados da vida consagrada e dos movimentos leigos eclesiais, do Conselho de jovens e outros.

Ouça e compartilhe

Meditações

O Papa Francisco participará da primeira parte dos trabalhos, em programa das 9h às 13h. Mais especificamente, às 8h haverá a acolhida, depois às 9h a entronização e a proclamação da Palavra de Deus (Ap 1,9-20). Em seguida, uma meditação do padre Paul Béré, jesuíta de Burkina Fasso, e Cristina Inogés Sanz, teóloga espanhola.

O discurso do Papa e os testemunhos de todo o mundo

O Papa fará então um discurso, que será seguido por uma saudação do cardeal Jean Claude Hollerich, relator geral do Sínodo. Haverá também seis testemunhos: o primeiro, de uma jovem da África do Sul, depois de uma religiosa dos Estados Unidos da América que falará via vídeo streaming e, finalmente, de um bispo da Coréia. Após um momento de silêncio, uma família da Austrália oferecerá seu testemunho – novamente via vídeo; novamente via streaming, falará um padre do Brasil; e o ciclo de testemunhos será concluído com uma pessoa em presença, responsável de uma comunidade religiosa na França. Haverá então mais um momento de silêncio e o cardeal Mario Grech, Secretário Geral do Sínodo, lerá sua mensagem. Os trabalhos serão então introduzidos nos pequenos grupos às 11h e, às 11h30, haverá uma oficina de grupos divididos por idiomas.

Missa em São Pedro

Todos os presentes participarão na missa no dia seguinte, domingo 10 de outubro, às 10h, presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro. A celebração eucarística inaugurará assim oficialmente o Sínodo com a Igreja universal e para a Diocese de Roma.

Tanto a sessão plenária de sábado quanto a missa de domingo serão transmitidas ao vivo por Vatican Media.

Fonte: Vatican News

Foto: Sala do Sínodo no Vaticano  (Vatican Media)

Cúria Diocesana

Rua Tiradentes, 388 - Centro Patos de Minas/MG - CEP 38700-134

Telefone

(34) 3821-3213 (34) 3821-3184